Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Saiba quando é hora de trocar o capacete da sua moto

Freepik

 É importante salientar que a utilização do capacete é obrigatória segundo a resolução 940 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Afinal de contas, é um item de segurança responsável por proteger a região da cabeça de impactos mais fortes em possíveis acidentes, algo que pode salvar a vida dos condutores. 


Ao contrário do que muitos imaginam, por mais que seja um bem durável, o mesmo capacete não pode ser utilizado para sempre. Evidentemente, quanto maior o seu uso, maior também será o desgaste, o que naturalmente pode diminuir a proteção.


Pensando nisso, preparamos um guia completo para você entender qual o melhor momento para trocar o seu capacete de proteção

Preciso mesmo trocar o capacete?

A resposta é sim! Como dissemos, o capacete é um bem durável, ou seja, não possui prazo de validade determinado. Entretanto, como qualquer outro tipo de produto, com o passar do tempo, ele apresentará sinais de que precisa ser substituído.


Isso acontece pelo uso frequente, mas principalmente pela exposição contínua a sol, calor, chuva, frio, o que naturalmente vai desgastando o produto como um todo. Dessa forma, o uso prolongado de um capacete que já não apresenta o mesmo nível de proteção pode ser fatal.

Quando trocar o capacete? 

É válido ressaltar que não há um prazo específico, pois, como informamos, isso pode variar de acordo com o uso. Contudo, alguns fabricantes costumam recomendar que a troca do capacete seja feita a cada 3 anos. Ademais, se o uso não for rotineiro, essa recomendação aumenta para 5 anos. 

Sofri um acidente, e agora?

Uma das grandes dúvidas de muitos motociclistas é se é necessário trocar o capacete após um acidente, mesmo que o item não tenha sofrido tantos danos.


Porém, é necessário lembrar que estamos falando de produto que visa a sua segurança e, mesmo que nenhum dano seja visível, é fundamental realizar a troca do capacete nesse tipo de situação. 


Por mais carinho que você possa ter por aquele produto, mesmo sem arranhões ou amassados, ele já cumpriu o seu papel, que é te proteger e evitar um possível choque direto com o seu crânio. Em um segundo acidente, por exemplo, a carcaça pode não aguentar o impacto e a sua segurança ficará comprometida. 

Atente-se aos sinais

Caso você não se lembre da última vez que trocou o capacete ou há quantos anos está utilizando o mesmo produto, alguns sinais podem te ajudar a identificar se é necessário realizar a troca.


Ao longo do tempo, o forro interno pode ficar mais fino ou descascar em alguns pontos. Com isso, naturalmente o capacete não ficará tão bem preso à cabeça, o que é um perigo em caso de acidente. Alguns produtos podem ter o seu forro interno trocado, mas o recomendado é que nesse tipo de situação seja feita a troca.


Da mesma forma, com a exposição climática, a carcaça também ficará desgastada e alguns arranhões e amassados podem representar que o produto não está totalmente seguro. Nesse caso, não é possível realizar a troca do EPS e o capacete precisa ser substituído. 

Como prolongar a vida útil do capacete?

Assim como qualquer outro bem material, quanto maior o seu cuidado com o capacete, maior será a sua durabilidade. A principal dica é manter o item sempre limpo, higienizado e com a manutenção em dia.


Alguns capacetes possuem forro interno removível, o que facilita na hora de limpar. Nesse tipo de material, o ideal é utilizar uma escova com cerdas macias e um shampoo com PH neutro. Após a lavagem, evite a exposição direta ao sol e deixe o forro secar naturalmente na sombra.


Já na parte externa, evite qualquer tipo de produto aerossol, pois eles possuem substâncias que podem danificar a carcaça. Opte por água morna e sabão neutro com um pano para lavar e secar o produto.


Também é pertinente não deixar com que insetos fiquem grudados no capacete. Eles liberam um ácido que pode danificar a carcaça. Nesse caso, utilize papel toalha e água para removê-los e um pano seco para tirar o excesso.  


Como você pôde perceber, o capacete não tem prazo de validade específico, mas sua proteção pode diminuir com o passar dos anos, especialmente pela exposição às condições climáticas, assim como a falta de limpeza do produto. Desse modo, atente-se sempre aos sinais de desgaste e não hesite em realizar a troca sempre que necessário.


Postar um comentário

0 Comentários