Danilo Oliveira/Uneb |
Uma semana integradora para orientar os estudantes sobre o funcionamento do Programa Universidade Para Todos (UPT) marca o início das atividades 2024 do pré-vestibular gratuito oferecido pelo Governo da Bahia. A novidade, este ano, é que as atividades de acolhimento aos estudantes estão sendo desenvolvidas pelas universidades parceiras do programa: UNEB, UESC, UESB, UEFS, UFRB, UFOB e UFSB. As aulas do UPT, deste ano, começam nesta segunda-feira (6).
A Universidade do Estado da Bahia, por exemplo, realizou nessa quinta-feira (3), no seu auditório, um aulão com o tema “Como as emoções afetam a organização dos estudos e a escolha profissional?”. Os eventos de acolhimento prosseguem nesta sexta-feira (3), às 18h30, via Google Meet, tendo à frente a UESC, que abordará o tema “As políticas de acesso e permanência no Ensino Superior. Também nesta sexta, a UESB promove, às 19h, via Youtube. O encontro sobre “A importância de ser UPT”, quando serão apresentadas as ações a serem desenvolvidas ao longo do ano. Já no dia 6, às 19h, no Auditório 2 – Módulo I da UEFS, o diálogo será em torno da “Universidade impulsionando o seu futuro!”. Durante os encontros, a comunidade escolar tem a oportunidade de conhecer as ações pedagógicas do UPT voltadas ao fortalecimento da política de acesso e permanência ao Ensino Superior dos concluintes e egressos do Ensino Médio da rede pública.
Heloise Gabriele Almeida dos Santos, que está cursando o 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Rubem Dario, é uma delas. “Tenho as melhores expectativas possíveis com o cursinho e espero aprender bastante o conteúdo que cai nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em um ano muito proveitoso e passar no vestibular para Direito”, disse a estudante. Quem também está entusiasmada também é Nubia Cardoso, 3º ano do Colégio Estadual Roberto Santos. “O curso do UPT vai ser uma ajuda, um empurrão para seguirmos em frente rumo aos nossos objetivos futuros, que é entrar para a universidade”, contou a estudante, que está dividida entre as áreas de Artes Cênicas e Economia.
A coordenadora-geral do Universidade Para Todos, Patrícia Machado, destacou que o UPT, além de ter suas aulas iniciadas mais cedo este ano, o programa teve seu número de vagas ampliado para 19.426. “São ações que vão fortalecendo cada vez mais o programa, que conta com sete universidades parceiras, tendo como novidade que são duas universidades federais ao lado das estaduais, e atua em 345 polos de funcionamento dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Esta semana integradora está sendo muito importante para que possamos olhar no olho de nossos alunos, dizer a eles que estamos juntos no fortalecimento da aprendizagem, os preparando para os processos seletivos. É mais um ano de comemoração e responsabilidade do Governo do Estado e das universidades parceira nesse alinhamento de propostas que fortaleçam o processo de aprendizagem e preparar nosso estudante para ingressar nas nossas universidades estaduais”.
A importância da parceria entre as universidades e a SEC também foi enfatizada pela vice-reitora da Universidade Estadual da Bahia, Dayse Lago. “A UNEB vem, ao longo desses anos, com o compromisso de abrir as portas para os estudantes, especialmente os que vêm da Educação Básica, visando manter este programa, que reafirma o compromisso social de prepará-los para o ingresso à universidade. Esta semana de acolhimento é importante, também, para cuidar das questões emocionais, pois a formação não se restringe ao conhecimento. É preciso que eles tenham tranquilidade para fazer as provas. É importante que eles estejam sendo acolhidos aqui, na universidade, para que possam sentir que este espaço é possível ser deles também”.
As aulas do UPT acontecem de segunda a sexta-feira, abordando os componentes curriculares de Português, Redação, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e são ofertadas e desenvolvidas pelas universidades públicas parceiras, a partir de estratégias interdisciplinares e com a participação dos monitores e a interação dos estudantes. Aos finais de semana, a maratona do conhecimento prossegue com a oferta de atividades complementares, como aulões, simulados, orientação profissional, giro das profissões e oficinas, com a participação dos monitores e a interação dos estudantes.
0 Comentários