Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Estratégias para se sentir seguro e confiante dirigindo na estrada


 Para alguns motoristas, dirigir é uma atividade prazerosa. Há condutores que relaxam e deixam os problemas de lado para focar apenas na direção. Para outros, no entanto, esse é um momento de pura atenção, que exige cuidado aos mínimos detalhes para trafegar com segurança e sem oferecer riscos.


Poucos cenários demandam mais atenção do motorista do que dirigir na estrada. Ao mesmo tempo que oferece liberdade, as velocidades maiores com as quais os veículos transitam tornam os acidentes mais graves e fatais. Pensar nessas consequências acaba deixando alguns motoristas inseguros, algo que certamente não combina com a estrada.


Felizmente, existem algumas dicas e instruções que ajudam a deixar os motoristas mais tranquilos e confiante. Os cuidados começam antes mesmo de pegar a estrada, levando o veículo para revisão e checando se há a necessidade de providenciar novos pneus para carro, trocar o óleo do motor ou fazer o balanceamento. A seguir, confira outras dicas preciosas para ter mais confiança ao pegar a estrada.

Faça a revisão do veículo

Segurança e confiança na estrada começam quando você tem a plena certeza de que seu veículo está apto para trafegar em rodovias. É por isso que, em qualquer viagem, recomenda-se fazer a revisão prévia do carro, permitindo que um mecânico de confiança cheque o estado do veículo.


A revisão permite fazer a calibragem dos pneus, verificar as condições do estepe e dos freios, checar a suspensão e o funcionamento dos faróis. O procedimento também inclui o alinhamento e balanceamento do veículo, além de verificar o nível de óleo do motor. Recomenda-se que essa revisão ocorra antes de viajar, a cada seis meses ou a cada 10 mil km rodados.

Preste atenção na sinalização

Em muitas situações, dirigir com segurança está ligado, diretamente, à adoção da direção defensiva e das boas práticas no trânsito. E isso inclui, claro, estar atento à sinalização da estrada e respeitá-la, ou seja, se há uma placa que proíbe a ultrapassagem naquele local, não force a ultrapassagem. Também respeite o limite de velocidade estabelecido e fique de olho em placas que indicam descida acentuada, ponte a frente ou uso de farol alto em caso de neblina.

Mantenha uma distância segura do veículo da frente

Uma das regras ensinadas em toda autoescola, válida tanto para a cidade quanto para a estrada, é sempre manter uma distância segura em relação ao veículo da frente. Esse espaço é fundamental para que você tenha tempo de reagir caso o veículo da frente tenha que fazer uma freada brusca, por exemplo.


Afinal, se você estiver colado na traseira, não conseguirá reagir a tempo e certamente irá colidir com o veículo — um risco ainda maior caso seja um caminhão. Com uma boa distância, há tempo para executar uma manobra evasiva e impedir colisões.

Ultrapasse apenas com segurança

Uma das manobras que demanda mais cuidado do motorista durante a viagem na estrada é a ultrapassagem. Para executá-la com segurança, verifique se o trecho é favorável (uma reta longa, por exemplo) e se a sinalização permite a ultrapassagem. Inicie o movimento mantendo uma distância segura em relação ao veículo que irá ultrapassar, checando se o tráfego está livre e ligando a seta para indicar aos motoristas o que irá fazer.

Acostamento: saiba o que fazer nele

O uso do acostamento é algo que muitos motoristas, principalmente os mais inexperientes, não dominam completamente. Essa faixa extra da estrada não está lá para que o motorista utilize-a para ultrapassar o carro da frente — até porque a ultrapassagem pelo lado direito é expressamente proibida no trânsito.


Na verdade, o acostamento só deve ser utilizado em situações de emergência ou se o seu veículo apresentar algum problema. Caso seja necessário utilizá-lo, deve-se primeiro sinalizar com os faróis e depois reduzir a velocidade. Evite deixar o carro parado em um lugar com pouca visibilidade ou no meio de curvas. O recomendado é sempre acionar o pisca-alerta e utilizar o triângulo de sinalização.


Postar um comentário

0 Comentários