Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Diagnóstico precoce da dengue evita complicações da doença

 


A Bahia entrou em alerta em 2024, com 275 municípios em situação de epidemia para dengue até 30 de março. Já são quase 96.000 casos prováveis e 1.746 casos graves. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O crescimento foi de 536,6% em relação ao mesmo período do ano passado, que teve 15.070 notificações. Uma das recomendações é buscar cuidados médicos imediatos e realizar os exames para diagnóstico desde os primeiros sintomas para evitar agravamentos.


Além de adotar medidas de prevenção e controle, como eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, e tomar a nova vacina disponível, é importante confirmar o mais rápido possível se está com o vírus causador dessas doenças. Com o alastramento da dengue e mais de 1.000 mortes registradas em 2024 até o momento em todo o Brasil, a situação atinge níveis alarmantes. 


Segundo o infectologista e consultor técnico do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, com a diversidade das arboviroses é necessário ter um diagnóstico mais precoce para um tratamento mais efetivo. “Também, no caso da dengue, com o diagnóstico rápido, evitar ou minimizar a gravidade é algo fundamental”, afirma.


Além da rapidez, com a entrega do resultado no mesmo dia, o teste de NS1 realizado no laboratório segue as melhores práticas em análises clínicas. Certificações, como o CAP, do College of American Pathologists, e PALC, do Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, asseguram a coleta das amostras por profissionais capacitados e análise de técnicos com formação e experiência para emitir laudos que auxiliam os médicos na precisão dos diagnósticos.


“Temos o teste antigênico NS1 que é recomendado realizar nos primeiros três dias, de preferência. Porém, até o quinto dia, ainda é possível apresentar-se positivo e, a partir daí, faz-se a dosagem dos anticorpos IgM e IgG. O IgG demonstra se o paciente já teve dengue no passado, não informando qual o sorotipo. Quanto ao IgM, revela infecção aguda”, detalha Bastos. Esses exames são realizados com base na detecção dos anticorpos IgM e IgG, que só são produzidos pelo organismo contaminado após o 4º ou 5º dia do aparecimento dos primeiros sintomas.


O RT-PCR é outro teste disponível nas unidades em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães e também no atendimento móvel, por meio do site http://www.sabin.com.br. O combo de exame elaborado pelo Sabin Diagnóstico e Saúde utiliza técnica de biologia molecular RT-PCR para determinar se o indivíduo está com o vírus da dengue, zika e chikungunya. Essa metodologia determina, com uma única amostra de sangue, qual é o arbovírus presente ainda na fase aguda, quando está replicando.


Sobre o Grupo Sabin   

Na Bahia desde 2009, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje, conta com cerca de 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.    

Presente em 14 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende a mais de 7 milhões de clientes por ano, em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.      

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.  Além disso, contempla também serviços de atenção primária, contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, com a Amparo Saúde, e a plataforma integradora de serviços de saúde - Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.  

Postar um comentário

0 Comentários