Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Capital baiana é sede do 1º Encontro Estadual da Pesca e Aquicultura

 

André Frutuôso/CAR

Com o objetivo de ampliar o conhecimento, promover práticas sustentáveis, fomentar o diálogo entre profissionais da área e discutir o futuro dessas atividades, em conjunto com a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e Pesca, foi realizado, nesta sexta-feira (05/04), no Centro de Convenções de Salvador, o I Encontro Estadual da Pesca e Aquicultura. O evento foi promovido pela Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia (Fepesba).

 

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, participou da abertura do evento e fez um balanço das entregas feitas para o segmento da pesca e aquicultura, a exemplo das agroindústrias de beneficiamento de pescado, como a que foi entregue no Xingozinho, no município de Paulo Afonso, da fábrica de gelo, em Igrapiúna, e de uma unidade de beneficiamento em Ituberá, que será entregue em breve, entre outras.

 

Durante a abertura do evento foram apresentados também o projeto de lei do  Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-BA), que vai possibilitar  ampliação da comercialização da produção de pescado e os novos projetos da CAR, a exemplo do Bahia que Produz e Alimenta e o Parceiros da Mata.

 

“Esse é um grande evento, que reuniu mais de 1.500 pescadores e pescadoras, que trazem para a gente informações novas sobre quais políticas públicas precisam ser entregues nos próximos anos. É um momento de troca, momento em que estamos construindo novas políticas públicas importantes para pescadores, pescadoras, marisqueiras, marisqueiros, agricultoras e agricultores, a exemplo dos projetos da CAR: Parceiros da Mata e Bahia que Produz e Alimenta. É esse conjunto de investimentos, que vem sendo feito na Bahia, que se avoluma agora com o governo do Estado da Bahia, que é responsável por colocar alimento na mesa de baianas brasileiras. Vamos seguir, com força nessa construção”, ressaltou Jeandro.

 

Aurelino Santos, presidente da Fepesba agradeceu a Deus e a todas as pessoas presentes pela oportunidade de realização desse encontro e destacou a importância da parceria com a CAR conheçam bem essa parceria e entendam que a CAR. “A CAR é um órgão que com certeza tem contribuído muito para esse segmento da pesca artesanal e com certeza vamos manter essa parceria. É aquilo que eu sempre defendo, temos que trabalhar em parceria e o governo estadual tem se colocado à disposição. Com certeza, juntos iremos sim, com a CAR, continuar fortalecendo e levantando a autoestima desse público.


Entre os temas debatidos durante o evento estavam a Situação da Pesca e Aquicultura no Brasil; Segurança na Navegação; Importância do Cadastramento e Recadastramento para Pescadores e Aquicultores; o Sistema Previdenciário para Pescadores Artesanais; e Piscicultura na Bahia e no Brasil: Mercado, desafios e oportunidades.

A abertura do evento contou com a participação de Marcos Beal, chefe do Estado Maior do Comando do 2° Distrito Naval, da Marinha do Brasil, de Wallison Oliveira (Tum), secretário de Agricultura do Estado da Bahia, de Rainan Costa, superintendente Federal da Pesca e Aquicultura, do deputado Federal Raimundo Costa, do chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Adriano Raimundo Cerqueira Costa, entre outras autoridades.

Postar um comentário

0 Comentários