Há bem pouco tempo, seria difícil imaginar que robôs poderiam se tornar nossos colegas de trabalho. No campo da saúde, isso já é uma realidade próxima, e a prova disso é o Adam, pet robótico que será apresentado pelo especialista em IA João Galdino durante o Seminário “Saúde: Inovação em Debate”, promovido pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), nesta quinta-feira (25) no Edf. Mundo Plaza Empresarial (Av. Tancredo Neves), das 7h30 às 17h10.
Inscrições: https://ahsebeventos.com.br/inscricoes/
Além de fazer a entrega de medicamentos e insumos hospitalares, Adam é capaz de fazer inspeções em área de riscos do hospital, identificando perigos de incêndio até 6 horas antes do incidente. Iniciativa da Genesis Inteligência Artificial, cujo laboratório assina os primeiros Robôs Quadrúpedes (Bio-inspired Quadruped Robot) do Brasil, o pet robótico será apresentado presencialmente ao público do seminário durante a primeira palestra do evento, “Inteligência Artificial e Robótica Colaborativa na Saúde”.
“O hospital é um dos lugares que mais tem atraso de entrega de produtos entre os seus setores. Muitas vezes com fila de espera de médicos, enfermeiros e outros profissionais, a aplicação de medicamentos e o fornecimento da dieta acabam atrasando. Um robô colaborativo dentro do hospital vai trabalhar por 12 horas ininterruptas e conseguir dar celeridade a todos esses processos”, afirma João Galdino.
Outra novidade do especialista em IA, que será apresentada por vídeo, é o robô colaborativo que circula por todos os setores do hospital fazendo o transporte de medicamentos e insumos hospitalares, com capacidade de carregar até 100kg de carga. Também chamados de cobots, os robôs mencionados possuem sensores de segurança que permitem que eles desviem ou parem de caminhar quando estão próximos de pessoas, para evitar qualquer tipo de acidente por contato. Seus benefícios estão diretamente ligados à economia de recursos, redução de riscos de acidentes e melhoria de produtividade.
A palestra que irá apresentar os robôs colaborativos é uma das 12 atividades que acontecem ao longo do seminário da AHSEB na próxima quinta-feira (25). A programação incluirá palestras, painéis, apresentação de cases e debates ricos em conteúdo e congregará diretores, gestores e profissionais que atuam em diferentes posições do âmbito da saúde.
“A AHSEB mais uma vez inova, e neste evento trazemos saúde, inovação e debate. Sem dúvida, o tema da inovação focado na saúde vai fazer, e já está fazendo, uma profunda alteração nas nossas instituições. A dobradinha sintonizada de especialistas que trazem um conteúdo acadêmico e prático é fundamental. Neste seminário, vamos ouvir palestras com conteúdo riquíssimo e cases aplicados em instituições de saúde. O tema é incrível, contagiante, mas também é desafiador, porque nós precisamos inovar e rápido, inovar com consistência e com sustentabilidade, num setor onde a demanda por inovação tem sido muito grande”, afirma Mauro Adan, presidente da AHSEB.
0 Comentários