Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Bahia conquista 13 prêmios na FEBRACE 2024

 

Arquivo

Encerrou-se, no dia 22 de março, a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e promovida pela Escola Politécnica (Poli-USP). No evento, professores universitários e especialistas avaliaram centenas de projetos e concederam 13 prêmios a cinco projetos de estudantes de escolas na Bahia.

A FEBRACE é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Nesta edição, estiveram em exposição 226 projetos desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos com melhor avaliação ganharam troféus, medalhas e oportunidades de estágio e participação em eventos. Os prêmios foram concedidos pela organização da feira e por instituições parceiras, do Brasil e do exterior.


Entre as premiações destacam-se as classificações nos prêmios gerais da Feira, o principal prêmio do evento, que a FEBRACE divide em sete categorias. Na categoria Ciências Exatas e da Terra, ficou em primeiro lugar o projeto “Do cafezinho ao carvão ativado: usando borra de café para tratar efluentes têxteis”, de Caio Nunes Santana, Emily Kanashiro da Hora e Alana Carolina da Costa França, alunos do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Camaçari, que também foram selecionados para a Regeneron ISEF, maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares do mundo, que acontecerá em maio deste ano, nos Estados Unidos.


Em segundo lugar na categoria Ciências Agrárias, e também com vaga na Regeneron ISEF, ficou o projeto “Avaliação do potencial uso da biomassa de microalga Dunaliella salina associada ao flavonoide hesperidina extraído de resíduos de casca de laranja Citrus sinensis como alternativa sustentável para suplementação de bovinos de corte”, de Sabrina dos Santos Rocha, Mariah Clara Oliveira Fernandes da Silva e Clara Dias da Silva Marins Brandão, alunas da Escola Sesi Djalma Pessoa, em Salvador (BA).

Também na segunda colocação, desta vez na categoria Ciências Humanas, ficou o projeto “UNIVERSALIS: aplicativo de fomento à participação política dos jovens de Salvador”, de Júlia Carolina Guedes Carvalho, do Colégio Militar de Salvador. Assim como, na categoria Ciências Sociais Aplicadas, ficou o projeto “Expectativas e realidade na medicina: a relevância da demanda de mercado na Bahia”, de Giovana Ramalho Lacerda, do Colégio Leffer, em Salvador.


Na quarta colocação, na categoria Ciências Agrárias, ficou o projeto “Estudo da umidade do solo utilizando o microcontrolador ESP 32 para a irrigação de hortaliças”, de Geovana Ribeiro da Silva das Neves e Fabiana Sousa Melo, alunas do Colégio Estadual José Antônio de Almeida, em Santanópolis (BA).

Confira o resultado completo da premiação nestes dois links: parte 1 e parte 2.

Postar um comentário

0 Comentários