Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Osteoartrite em animais: o que é e como melhorar a qualidade de vida dos pets

 


Assim como os humanos, os animais também podem desenvolver uma série de doenças, como é o caso da osteoartrite. Estima-se que aproximadamente 25% dos bichos de estimação em geral sofram desta enfermidade em algum momento de sua vida, sendo o tipo de artrite mais comum tanto em humanos quanto nos cães. Contudo, os pets não conseguem manifestar suas dores com a mesma facilidade das pessoas, o que costuma dificultar consideravelmente o diagnóstico.

A osteoartrite é uma doença crônica que afeta diferentes articulações do corpo, causando dores recorrentes e reduzindo a mobilidade do cão. Geralmente, o problema se desenvolve na terceira idade, quando o organismo do cachorro já está mais frágil e não consegue se recuperar com a mesma velocidade da juventude. Diversos estudos também apontam que a enfermidade é genética, mas, como nem sempre é possível acompanhar os antecedentes do animal, é um detalhe que na maioria das vezes passa despercebido.

Apesar de ser mais comum em cães idosos, ainda existe um risco de cachorros de diferentes idades manifestarem o problema, de acordo com sua predisposição genética. A maioria dos casos se concentra em raças maiores, mas cães de pequeno porte também estão suscetíveis à doença. Por se tratar de um quadro crônico, não existe cura definitiva para os sintomas, sendo necessário realizar tratamento contínuo para controlar seus efeitos.

A osteoartrite é uma doença silenciosa que evolui progressivamente, o que dificulta consideravelmente seu diagnóstico em animais. Naturalmente, os bichos não conseguem se expressar da mesma forma que um humano e tendem a ficar mais reclusos quando estão sentindo dores ou passando por algum problema de saúde. Por isso, cabe aos donos se atentar aos sinais e procurar a ajuda de um profissional, caso haja algo de errado com o comportamento do seu pet.

Os sinais mais nítidos da osteoartrite nos cães ficam em sua movimentação limitada. É possível notar que o pet se movimenta com uma dificuldade cada vez maior, demorando mais que o normal para se levantar, subir em lugares altos ou até mesmo andar curtas distâncias. Ao perceber esse tipo de comportamento, o mais recomendado é procurar um veterinário para investigar a questão mais a fundo.

A osteoartrite não tem cura, mas tem tratamento. Por meio de medicamentos como o Condroton, é possível reduzir drasticamente os sintomas e garantir mais qualidade de vida ao cão, eliminando as limitações causadas pela doença em atividades cotidianas. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhor para o quadro de saúde geral do pet.

Postar um comentário

0 Comentários