Freepik |
As queixas de dores nas pernas são uma reclamação muito comum, sobretudo para as pessoas que trabalham muitas horas sentadas ou em pé. As causas desse incômodo são diversas, sendo que as dores podem surgir pela má circulação sanguínea nos membros inferiores ou por problemas posturais. Assim, quando as dores aparecem, elas podem ser acompanhadas de formigamentos, ardor, dormência, sensação de frio ou calor, além de outros sintomas.
E o que você pode fazer para se livrar de uma vez desse problema? O uso de calçados confortáveis é uma das principais dicas, já que a utilização de um sapato inadequado prejudica a circulação e causa incômodo e desconforto ao longo do dia. A seguir, conheça outros hábitos e atitudes que ajudam a aliviar as dores nas pernas.
Movimente suas pernas
As dores nas pernas podem estar associadas à falta de circulação adequada do sangue na região. Vale lembrar que o sistema venoso é o responsável por fazer o sangue retornar de pernas e pés para o coração. Contudo, ele precisa correr contra a força da gravidade, ao contrário do sangue arterial. Como ele não tem nada para ajudar a bombeá-lo de volta, esse trabalho é feito apenas com o auxílio dos músculos e das veias da região. E quando se fica parado por muito tempo, esse trabalho se torna mais difícil.
O ideal é que quem trabalha sentado ou em pé a maior parte do tempo lembre-se de movimentar as pernas a cada duas horas. A pessoa pode até fazer alguns exercícios para a panturrilha, como andar na ponta dos pés por cerca de um minuto ou rodar os pés no sentido horário e anti-horário. Também é recomendado evitar ficar muito tempo sentado com as pernas cruzadas, outra atitude que atrapalha a boa circulação.
Deixe as pernas para o alto
Se estiver com dores nas pernas, algo que você pode fazer para aliviá-la é deitar-se com vários travesseiros sob os pés, deixando-os em uma posição mais vertical. Também pode sentar em uma cadeira e colocar os pés nas costas de outra, ficando nessa posição por pelo menos 15 minutos. Isso irá ajudar na circulação e trará um grande alívio.
Pratique exercícios
As pernas podem doer pelo excesso de exercícios da região, mas as dores também podem acontecer pela ausência de atividade física na rotina. Os exercícios são ótimos para a circulação sanguínea nas pernas, pois, além de fortalecer os músculos, dão a sensação de bem-estar e reduzem o sobrepeso, outro fator que pode colaborar para as dores nas pernas.
Os exercícios mais indicados para aliviar as dores nas pernas são caminhar, subir e descer escadas e pedalar de forma moderada. Outra ótima alternativa é a prática de atividades aquáticas, como hidroginástica ou natação.
Use sapatos confortáveis
É preciso ter atenção com os calçados utilizados no dia a dia, seja para usar no trabalho, seja na hora dos exercícios. É fundamental que eles sejam confortáveis para uso, não sendo nem muito frouxos e nem muito apertados. Também é recomendado evitar modelos com salto muito alto, mas isso não quer dizer que se deve escolher aqueles com solo muito reto. Se precisar selecionar um novo calçado, teste quantos modelos forem necessários para encontrar aquele que se encaixe bem nos seus pés.
Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas
De maneira geral, evitar o consumo de álcool e de fumar são essenciais para manter uma boa saúde. E evitá-los também é vital quando o assunto é diminuir as dores nas pernas. Isso porque as bebidas alcoólicas promovem a retenção de líquidos, a vasodilatação e, consequentemente, o inchaço da região. Já o cigarro tem substâncias nocivas, que podem afetar a saúde das veias e artérias.
0 Comentários