Freepik
Quem nunca ouviu falar que o carboidrato é um grande vilão das dietas? Essa é uma clássica fala quando falamos de nutrição e emagrecimento. Mas, o que muitas dessas pessoas não sabem é que o carboidrato é um nutriente de grande importância para o nosso organismo.
Os carboidratos são essenciais para a nossa alimentação, onde o seu papel é de fornecer energia para que o nosso organismo esteja em pleno funcionamento.
Você já realizou uma dieta “low carb”? O que muitos relatam nesse tipo de dieta, quando é feita em acompanhamento especializado, é o alto nível de cansaço e indisposição que sentem.
Isso acontece por falta de carboidrato, o nutriente capaz de dar energia ao corpo.
Com essa informação para começar, vamos explorar em detalhes mais informações sobre os carboidratos, seus benefícios para o organismo, cuidados e muito mais. Confira!
O que são carboidratos e qual é a sua função no organismo?
Os carboidratos são macronutrientes, sendo compostos por: carbono, oxigênio e hidrogênio. Estamos falando da principal fonte de energia que o nosso corpo possui, onde sua principal função é a de fornecer glicose - que é a forma de energia que o nosso cérebro, órgãos e músculos preferem.
Além disso, os carboidratos ainda irão contar com um papel importante na síntese de ácidos nucleicos e glicoproteínas.
Quais são os diferentes tipos de carboidratos e como eles são classificados?
Existem diferentes tipos de carboidratos e podemos classificá-los em simples e complexos.
Os carboidratos simples são aqueles que encontramos nas frutas, doces e leite. Enquanto isso, os carboidratos complexos podemos encontrar em legumes, grãos integrais e vegetais.
Essa classificação também poderá ser feita de acordo com a quantidade de moléculas de glicose. Por exemplo, temos:
Monossacarídeos (glicose, frutose);
Dissacarídeos (sacarose, lactose);
Polissacarídeos (amido, celulose).
Quais são as principais fontes de carboidratos na alimentação e como escolher as mais saudáveis?
Existem diferentes tipos de alimentos que possuem carboidratos, mas nem todos são uma boa opção para uma alimentação equilibrada e saudável. Por isso, é importante saber reconhecer as diferentes fontes.
Entre as principais fontes de carboidratos temos os grãos, as frutas, os legumes, os vegetais e também produtos à base de leite (queijos, iogurtes etc).
A partir das fontes integrais, você poderá ter maior quantidade de fibras, minerais e vitaminas. Mas, os grãos “normais” também podem ser úteis, desde que seja feito um acompanhamento nutricional para isso.
Incluir frutas e vegetais também é uma excelente maneira de consumir boas fontes de carboidratos e ter uma alimentação mais saudável. Além deste nutriente, muitos outros estarão sendo consumidos.
Os carboidratos refinados não são a melhor opção, por isso o excesso deve ser evitado. Alimentos processados e açúcares adicionados terão um efeito contrário do que o desejado.
Alimentos com baixo índice glicêmico irão ajudar no controle dos níveis de açúcar no sangue, garantindo melhores resultados.
Quais são os benefícios do consumo adequado de carboidratos para a saúde e o bem-estar?
Consumir carboidratos de maneira equilibrada trará muitos benefícios para a sua saúde.
Além do que já conhecemos, que é o fornecimento de energia para o organismo, este nutriente também irá auxiliar na manutenção do seu peso corporal, principalmente se os carboidratos consumidos vierem de fontes saudáveis - como frutas, vegetais e grãos integrais.
As fibras que estão bem presentes nos carboidratos complexos irão ajudar na saúde digestiva, contribuindo para prevenir constipação e trazendo uma boa sensação de saciedade.
Por fim, este nutriente energético irá contar com um papel importante no seu desempenho físico, sendo muito útil para aqueles que praticam atividades físicas mais intensas.
Quais são os cuidados e as precauções com o consumo excessivo ou insuficiente de carboidratos?
Tudo em excesso fará mal em um determinado momento e o mesmo vale para os carboidratos.
Principalmente se o consumo for de carboidratos refinados e açúcares adicionados, você poderá ter um alto ganho de peso, criar certa resistência à insulina e ainda gerar outros problemas para a sua saúde.
O mesmo vale para a falta deste nutriente, gerando também vários problemas como a fadiga e falta de energia.
Portanto, para uma boa saúde e bem-estar é importante ter um consumo equilibrado deste nutriente - assim como dos demais. É neste momento que entra o nutricionista, com as devidas orientações e uma alimentação feita especialmente para suas necessidades e objetivos.
Como calcular a quantidade ideal de carboidratos na dieta e quais são as recomendações nutricionais?
Para finalizar com chave de ouro, saiba que é possível calcular a quantidade ideal de carboidratos para sua dieta.
O cálculo é feito considerando fatores individuais de cada pessoa, onde informações como sexo, idade, prática de atividade física, e outros, entrarão na conta.
Geralmente, os carboidratos compõem cerca de 45% a 65% de sua dieta, variando de acordo com os seus objetivos e necessidades.
Para bons resultados, busque um profissional especializado em nutrição e saiba fazer boas escolhas em sua alimentação.
Sua dieta é única e deve ser personalizada especialmente para você, por isso não é recomendado pegar fórmulas prontas na internet. Siga essas recomendações e você poderá ter uma alimentação muito mais prazerosa e saudável em breve.
0 Comentários