Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Conheça a decoração rústica e saiba como aplicar o estilo em casa

Pollyana Ventura/iStock

O estilo rústico é uma escolha de elementos decorativos e arquitetônicos que promovem a sensação de aconchego, transformando a residência em um ambiente acolhedor. Além disso, ao optar por esse estilo decorativo, os diferentes espaços da casa se convertem em verdadeiros refúgios.

O que é o estilo rústico na decoração e arquitetura?

O estilo rústico é aquele que traz referência de elementos naturais e remete a ambientes rurais. A fim de promover aconchego, a madeira é um dos principais materiais desse estilo, utilizada em móveis, revestimentos e itens decorativos.

Na arquitetura, alguns elementos são responsáveis por deixar a estrutura do imóvel com essa característica. Paredes em pedra ou tijolos aparentes são predominantes. Além disso, telhas em barro no telhado e madeira em diferentes formatos e acabamento remetem ao estilo rústico.

Indo na contramão do estilo moderno e minimalista, a decoração rústica permite que texturas e relevos sejam incorporados ao ambiente, promovendo a arquitetura sensorial. Além disso, essa proposta permite integrar elementos naturais em ambientes mais modernos, garantindo que o estilo seja incorporado até em construções nas grandes cidades.

Iluminação suave e acolhedora

Com o intuito de criar um ambiente acolhedor, a iluminação tem um papel fundamental para esse estilo. Optando por lâmpadas em tons amarelados, o cômodo torna-se um local voltado ao relaxamento. 

Com o intuito de tornar a atmosfera intimista, é recomendável adicionar pontos de luz por meio de luminárias distribuídas pelo ambiente. Sejam opções de mesa, parede ou piso, essas luminárias podem aderir ao estilo rústico através da utilização de materiais como vidro ou metal com tonalidade de bronze.

A iluminação natural também é uma marca registrada do estilo rústico. Remetendo a arquitetura do período colonial, as janelas amplas permitem que a luz entre e preencha todo o ambiente. 

Incluindo plantas na decoração

Os elementos naturais são a principal característica desse estilo, por isso adicionar plantas ao cômodo permite que o local se torne ainda mais acolhedor. Além disso, as plantas são responsáveis pela purificação do ar e pelo frescor no ambiente.

Opções maiores como suculentas e samambaias são indicadas para locais que possuem maior espaço. Já os cactos combinam com ambientes menores e com poucos itens decorativos. Diferentes espécies de orquídeas são adequadas para esse estilo e promovem sofisticação e elegância na decoração.

Itens decorativos rústicos e naturais

Além de permitir que o ambiente seja preenchido por meio de itens rústicos, a decoração garante que os locais da casa possuam personalidade e autenticidade. Seguindo esse estilo, é preciso considerar que os elementos precisam ser ligados a natureza, simplicidade e vida no campo. 

Acrescentar vasos em cerâmica e cestos de vime nas plantas permite que o ambiente ganhe mais textura através de elementos naturais. Além disso, objetos em ferro, como suporte para velas e ganchos para toalhas ou chaves, promovem elegância ao ambiente rústico.

As cores terrosas ou neutras são predominantes nesse estilo. Entre elas, estão tons de laranja, vermelho, rosa-queimado e marrom. Por isso, adicionar almofadas, mantas, cortinas, tapetes e quadros nessas tonalidades possibilita que o local ganhe ainda mais rusticidade.

Escolha dos revestimentos

Os revestimentos escolhidos para cobrir pisos e paredes são elementos fundamentais para a decoração rústica. Para promover esse aspecto, paredes de tijolos ou em pedra permitem que o ambiente se torne ainda mais harmonioso. Em caso de locais que demandam pintura, uma opção é utilizar o cimento queimado como alternativa.

Quanto ao revestimento do chão, a opção ideal é escolher um piso que imita a madeira, conferindo ainda mais rusticidade ao ambiente. Além de apresentarem tecnologia que facilita a manutenção diária, esses materiais podem ser instalados em diversas outras superfícies, como em detalhes nas paredes, por exemplo.

Escolha de móveis rústicos

Os móveis são considerados um dos principais elementos para o estilo rústico. Móveis antigos como cadeiras, mesas, cristaleiras e baús em tons de madeira permitem que o cômodo receba esse tipo de decoração. Locais como antiquários, brechós ou lojas especializadas possuem opções funcionais para diversos ambientes.

Ao escolher decorar com móveis antigos, além de garantir o estilo rústico ao local, essa prática permite sustentabilidade e economia ao renovar e reutilizar as peças. Seguindo a mesma linha de sustentabilidade, os móveis em pallets também fazem parte desse estilo. Utilizado em camas, sofás e mesas de centro, esse material, normalmente descartado, pode ser utilizado e modificado de diversas formas.

Postar um comentário

0 Comentários