André Frutuôso/CAR- GOV BA
Em sua terceira edição, a corrida: “Eu Amo Cuscuz e Corrida” abre as inscrições nesta segunda-feira (11/12), a partir das 9h. A corrida vai acontecer no sábado (16/12) e integra a programação da 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que começa na próxima quarta-feira (13/12) e segue até o domingo (17/12), no Parque Costa Azul, em Salvador.
A atividade esportiva terá trajeto de cinco quilômetros pela orla de Salvador, com concentração a partir das 6h30 e largada às 7h no bolsão de estacionamento do Jardim de Alah. Promovida pela Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), que tem no seu mix de produtos o Flocão Puro Milho, com milho não-transgênico produzido por agricultores e agricultoras familiares da região de Irecê. O flocão Puro Milho tem Certificação de Conformidade de Produtos Não OGM (Organismos Geneticamente Modificados) pelo Instituto Biodinâmico (IBD).
Para a gerente-geral da cooperativa, Zene Vieira, a Corrida já virou tradição e reforça o amor do baiano pelo cuscuz e pela agricultura familiar. “A prática esportiva tem uma relação muito íntima com alimentação saudável. Então, estamos aliando esporte com alimentação de qualidade, mais voltada para a nutrição do corpo, como é o caso do nosso flocão Puro Milho, de milho não-transgênico da Copirecê”.
Para se inscrever, basta clicar no link da bio no Instagram @carbahia_ ou no site: www.car.ba.gov.br e contribuir de forma solidária com três quilos de alimentos não-perecíveis, que serão destinados ao Programa Bahia sem Fome. A entrega dos alimentos acontecerá no ato do recebimento das camisas da Corrida, no estande do território Irecê, na sexta-feira (15/12). Os primeiros colocados (1º participante masculino e 1º feminino) receberão como prêmio uma cesta com produtos da agricultura familiar baiana.
A Feira
A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária contará ainda com 27 Armazéns Territoriais, espaços de comercialização de mais de 3.000 produtos de diversas regiões do estado. O evento contará com as tradicionais Tenda Quilombola, Tenda Indígena e Tenda do Artesanato e, pela primeira vez terá a Tenda Brasil, espaço inovador, de comercialização de produtos de 24 estados brasileiros, além da 1ª Feira Agroecológica da Bahia.
O público vai contar com uma Praça Gastronômica, que traz um cardápio diversificado e próprio da culinária baiana e regional, como moquecas, galinha caipira, maniçoba, carne do sol, feijoada, ostras, cuscuz com bode e com mocotó, petiscos de bode, tilápia e suíno, hambúrguer de cordeiro e suíno.
A Praça conta também com beijuzeiras com beijus de diversos sabores e destaque especial para o Restaurante do Empório da Agricultura Familiar, que tem sua sede no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador.
Além da diversificada oferta gastronômica, o público pode se refrescar com uma variedade de picolés com frutas do Cerrado ou com o icônico sorvete de licuri. Os chopes, já consagrados, e as cervejas de Licuri, de Cacau, de Umbu, de Caju, os Drinques de Café, e as duas Cachaçarias com as renomadas cachaças Paramirim e Abaíra prometem satisfazer até os paladares mais exigentes. E para animar os visitantes o evento traz uma programação musical com ritmos variados.
A 14ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).
0 Comentários