Normalmente, a época de fim de ano é marcada por muitos gastos. Além dos preparativos para o Natal, existe a preocupação com os gastos que estão por vir com o início do novo ano: IPVA, IPTU e despesas escolares, para quem tem filhos. Por esse motivo, quem não quer passar aperto para equilibrar as contas busca alternativas para economizar nos presentes de fim de ano.
A procura antecipada pode auxiliar na descoberta de artigos mais baratos, uma vez que evita a oscilação de valores que geralmente ocorre no período mais próximo à data comemorativa. Além disso, programar-se também é uma possibilidade para não ter que lidar com filas e ausência de produtos.
De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compra do Consumidor para o Natal 2023, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), 51% dos entrevistados pretendem usar o 13º salário para comprar presentes de fim de ano. Os itens apontados como preferenciais são: vestuário (61%), calçados (60%) e perfumes e cosméticos (45%).
Os dados mostram que os brasileiros estão dispostos a presentear. Ainda assim, é possível que muitos não abram mão de economizar. Dessa forma, pode ser esperada a busca por promoções de peças como: blusas, calças, vestidos, tênis femininos e masculinos, chinelos, sandálias, maquiagens e outros.
Black Friday pode ser uma oportunidade
A Black Friday acontece no dia 25 de novembro, um mês antes do Natal. Geralmente, diversas lojas oferecem descontos sobre os preços de seus produtos. Assim, essa pode uma oportunidade para quem já estiver na busca pelos presentes.
Ainda, de acordo com a pesquisa do Instituto Fecomércio, 93% dos entrevistados afirmaram que querem ir às compras nesse período. A chance de economizar acaba sendo um atrativo, 63% das pessoas responderam que encontrar melhores preços é o que influencia na decisão de compra.
Se a intenção for pela aquisição de produtos com preços altos, aguardar a chegada da promoção pode ser uma estratégia. Um exemplo, é a espera pelas ofertas das lojas que fazem Black Friday de tênis.
Maior disponibilidade e menor preço
Quanto mais perto do Natal, maior a procura pelos presentes, assim o estoque das lojas tende a ficar reduzido. Aqueles que deixam as compras para a última hora podem não encontrar muitas opções. Além disso, geralmente, esse momento é mais concorrido.
Já para as pessoas mais adiantadas, a oferta é maior. O preço é outro ponto que pode ser considerado vantajoso, uma vez que não há tanta demanda pelos produtos.
Há pessoas que aproveitam a data para dar um presente especial, nesses casos, ter antecedência pode ser ainda mais aconselhado. Por exemplo, um tênis masculino casual pode ser uma opção de presente para o pai ou namorado, dessa forma, quanto mais cedo for a procura maior será a disponibilidade de modelos.
Mais tempo para planejamento e pesquisa
Quem não deixa os preparativos para a véspera do Natal ganha tempo e pode se dedicar à pesquisa dos presentes, comparando preços, marcas e conferindo indicações.
Com esse planejamento, é possível encontrar boas ofertas e garantir a economia. Além disso, a organização pode auxiliar na contenção de gastos e não prejudicar o orçamento no final do ano.
Uma prática recomendada para conseguir equilibrar as contas é definir quem são as pessoas a serem presenteadas e estabelecer um limite de preço para os presentes.
Flexibilidade de pagamento
Outra vantagem em antecipar as compras é a possibilidade de negociar. O Procon orienta os consumidores a dar preferência ao pagamento à vista para conseguir bons descontos.
Para quem optar pelo parcelamento, o indicado é conferir o valor das parcelas e a taxa de juros. Com antecedência, é possível ter prestações mais baixas, evitando o endividamento.
Aposte nas compras online
Na maioria das vezes, os e-commerces contam com mais ofertas de produtos em comparação às lojas físicas. Além disso, a pesquisa dos preços entre uma loja e outra leva poucos segundos.
Devido à praticidade, as compras online podem ser uma alternativa para economizar tempo e dinheiro. Para entender se a escolha compensa, o ideal é considerar a taxa de frete.
0 Comentários