Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Bracell lança metas e compromissos de sustentabilidade para 2030

Acervo Bracell

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, acaba de lançar sua agenda estratégica de ESG para 2030, que reúne metas e ações de sustentabilidade para a construção de um legado sustentável. A companhia, que já possui uma sólida atuação e projetos inovadores para o setor, renova e amplia sua estratégia com foco em aumentar os impactos positivos para meio ambiente e para a sociedade. Ao todo, foram assumidos 14 novos compromissos e metas para os próximos 7 anos, divididos em quatro pilares: ações pelo clima, paisagens sustentáveis e biodiversidade, crescimento sustentável e empoderando vidas.

“A Bracell acredita na criação de valor compartilhado em toda a sua cadeia de valor. Por isso, desde sua fundação, atua com foco na entrega de impacto positivo para o clima, a natureza, as pessoas e as comunidades. Por meio do plano Bracell 2030, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade ancorado em metas ambiciosas e que estão alinhadas com a Agenda 2030 da ONU”, afirma Praveen Singhavi, presidente da Bracell.

Já para o vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação, Márcio Nappo, a nova agenda da companhia reforça sua atuação em frentes prioritárias. “Sabemos que estamos assumindo compromissos inéditos e ousados para o setor de papel e celulose, mas, ao mesmo tempo, acreditamos que esse tipo de comprometimento é necessário e capaz de trazer frutos consistentes para um futuro melhor para todos. Estamos convictos que, com o envolvimento de toda a equipe da Bracell, conseguiremos trazer esses resultados positivos”, explica.

 

Conheça as metas da companhia para 2030:

Ações pelo Clima – Para criar uma operação positiva para o clima, na direção de uma economia de baixo carbono, a Bracell se compromete a:

·         Reduzir em 75% as emissões de carbono por tonelada de produto;

·         Remover 25 MtCO₂e da atmosfera entre 2020 e 2030.

“Para contribuir com essa meta, realizaremos a substituição de toda frota de saída por caminhões elétricos. Além disso, implementaremos o uso de painéis solares na cobertura da nova fábrica de Tissue e nos novos viveiros de mudas para ampliar nossa geração de energia verde. Outra iniciativa será a construção de cinco torres de fluxo até 2025 para medir o balanço de CO₂ e o uso de água nas florestas plantadas e nativas da Bracell para avançar na ciência do clima”, comenta Nappo.

Paisagens sustentáveis e biodiversidade – A construção de sistemas regenerativos que favoreçam a natureza, a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos também estão entre as prioridades. Com isso, a companhia pretende:

·         Dar apoio na conservação de 230 mil hectares de vegetação nativa em áreas públicas, realizando ações para proteger e conservar unidades de conservação públicas nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga;

·         Proteger e melhorar as condições do habitat de espécies endêmicas e ameaçadas por meio do monitoramento da qualidade dos habitats naturais em áreas prioritárias de conservação;

·         Dar suporte na reintrodução de animais na natureza ao dobrar o número de áreas sob gestão da Bracell certificadas pelos órgãos ambientais para soltura de animais silvestres em matas nativas;

·         Apoiar ao menos 10 parcerias ou projetos de pesquisa por ano sobre conservação da biodiversidade.

“Nosso Compromisso Um para Um, que contribui com a conservação, restauração e proteção das áreas de vegetação nativa em tamanho igual às áreas de plantio, é um importante aliado na construção desse legado”, destaca o vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação da Bracell.

Promovendo crescimento sustentável – Para expandir seu negócio alinhado à eficiência, circularidade e produção responsável, a Bracell irá:

·         Reduzir em 47% o consumo de água por tonelada de produto;

·         Diminuir em 90% o envio de resíduos sólidos para aterro por tonelada de produto;

·         Aumentar a recuperação química de cal e soda na produção de celulose para 97%.

“A fábrica da Bracell em São Paulo, considerada uma das maiores e mais verdes do mundo, é uma grande aliada para essa meta. Para se ter uma ideia, essa operação é 100% movida por energia de fontes renováveis, autossuficiente na geração de eletricidade, necessita do menor consumo de água da indústria brasileira e realiza o tratamento terciário de efluentes”, diz Nappo.

Empoderando vidas – Visando ampliar a diversidade, equidade e inclusão na Bracell, e com foco na ampliação da geração de impacto social positivo nas comunidades que atuamos por meio do Bracell Social, a companhia pretende:

 

·         Aumentar em 20% a renda de famílias que participam de projetos de geração de renda da Bracell em áreas prioritárias de suas operações;

·         Aumentar em 30% a proficiência em português e matemática nas escolas públicas apoiadas pela Bracell em áreas com baixas taxas de aprendizagem;

·         Aumentar para 30% a proporção de mulheres em cargos de liderança na empresa;

·         Alcançar 90% de avaliação positiva em relação às condições de respeito e equidade no ambiente de trabalho dos colaboradores que participam dos Grupos de Trabalho de Diversidade na Bracell;

·         Promover o empreendedorismo feminino em comunidades, com pelo menos 60% dos projetos de “negócios de impacto” apoiados pela Bracell liderados por mulheres.

“Vamos continuar a desenvolver pessoas e comunidades locais, promovendo o empreendedorismo feminino, a geração de renda para famílias e comunidades, e a educação pública de qualidade. Na Bracell, nos comprometemos a aumentar o número de mulheres na liderança e promover um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo para grupos de diversidade”, finaliza vice-presidente de Sustentabilidade e Comunicação da Bracell.

A transparência no andamento dos resultados e metas é uma prioridade para a Bracell. Por isso, a companhia publicará, anualmente, o status do desenvolvimento de cada pilar em seu Relatório de Sustentabilidade, disponível no site da Bracell.

Postar um comentário

0 Comentários