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O que é uma área de membros? Para que serve? Por que criar uma?


Chegou a hora de saber o que é uma área de membros e como essa estratégia pode melhorar a interação com os clientes. Em resumo, trata-se de um ambiente exclusivo e protegido, que serve para compartilhar conteúdo rico, tirar dúvidas e dar suporte, mas os benefícios vão muito além disso.

Especialmente para produtos digitais e cursos on-line, é uma ferramenta que facilita o contato com sua audiência, uma extensão da sala de aula virtual, na qual é possível manter o interesse, acompanhar a evolução de cada aluno e automatizar processos, facilitando a gestão.

Quer conhecer todos os motivos para investir nessa estratégia? Então continue lendo!

O que é uma área de membros?

A área de membros é um espaço exclusivo para assinantes, que funciona como um hub para acessar todos os conteúdos relevantes para esses clientes. Os participantes recebem login e senha para entrar na sala, onde encontram canais de mensagens, fóruns de discussão e todos os materiais publicados.

A função principal da ferramenta é organizar a entrega de produtos digitais, o que é muito interessante para você que vende cursos on-line e deseja otimizar a experiência dos alunos, ao mesmo tempo que facilita a gestão da escola virtual.

Vale destacar que a área exclusiva pode dar suporte total ao curso, automatizando a notificação de aulas disponíveis, material de apoio, webinars, tutoriais, módulos extras, entre outros infoprodutos.

Para que serve a área de membros?

A área de membros serve para automatizar processos de gestão de cursos on-line e produtos digitais, agilizando a publicação e entrega de materiais aos assinantes, além de disponibilizar campos para interação direta entre professores e alunos.

Funciona da seguinte forma, imagine que você separou as aulas em módulos, que são disponibilizados gradativamente, de acordo com a progressão dos estudantes. Uma das vantagens do EAD é a flexibilidade para aprender quando e onde estiver.

Assim, nem todos os alunos podem acompanhar as aulas em tempo real, tirando dúvidas diretamente com você. Para os participantes que vão assistir o conteúdo gravado, é importante encontrar facilmente as aulas publicadas e o material de apoio.

Com a área de membros, é possível publicar produtos digitais imediatamente, para todos os assinantes, sem precisar fazê-lo manualmente ou entregando de um em um.

Na prática, atua como um canal de comunicação assíncrono, ou seja, que não acontece em tempo real. É uma forma de complementar a experiência dos alunos e facilitar a interação, sem perder o diferencial de ficar disponível 24 horas por dia.

Por fim, a estratégia também contribui para a proteção do seu conteúdo, uma vez que o acesso é controlado e, em algumas plataformas, é o único jeito de assistir aulas ou abrir o material de apoio. 

Diferença entre área de membros, plataforma EAD e sala de aula on-line

Também é importante esclarecer as diferenças entre o que é uma área de membros e o que é uma plataforma EAD ou mesmo uma sala de aula on-line. Veja a tabela:


Área de membros

Plataforma EAD

Sala de aula on-line

- Espaço dedicado para publicação de conteúdo e automação de processos;

- Acesso controlado;

- Comunicação assíncrona;

- Complementa a experiência do aluno.

- Espaço para ensino à distância;

- Hospedagem e disponibilização de aulas;

- Recursos para venda de cursos on-line, pagamento de assinatura e outros.

- Espaço para dar aulas ao vivo;

- Interação em tempo real e direta;

- Combina recursos audiovisuais, chat e compartilhamento de documentos.

A plataforma EAD é, geralmente, a opção mais completa, tida como principal meio de comercializar infoprodutos e cursos on-line. Tanto a área de membros quanto as salas de aula, por sua vez, servem como recursos complementares.

Como aplicar a área de membros na minha estratégia?

Agora que já sabe o que é uma área de membros e para que serve, vamos mostrar como colocar essa estratégia em prática. Como qualquer outra iniciativa, um bom planejamento é a melhor forma de aproveitar as vantagens de oferecer um espaço restrito aos seus assinantes.

Veja como implementar a área de membros em 7 etapas:

1. Defina o objetivo da área exclusiva

O primeiro passo é definir qual o objetivo principal da área exclusiva, o que você pretende oferecer com ela e como ela complementa seu produto digital como um todo.

Esse processo é essencial para identificar se a estratégia é a maneira ideal de atingir as metas estabelecidas. Para isso, compare suas necessidades com o que deseja conquistar e com as funções da área de membros.

2. Pense na integração da área de membros com seus produtos

Depois, é recomendado estruturar seu plano de ação. Você sabe onde está e onde quer chegar, agora tem que organizar como será a jornada. Pense em como pode integrar a área de membros, para complementar o módulo de ensino à distância e facilitar a interação com os alunos.

Além do fluxograma dos processos, verifique também como as tecnologias conversam entre si. Algumas plataformas EAD oferecem uma área de membros nativa, mas é possível montar o espaço em outra ferramenta, desde que possa integrar uma com a outra.

3. Escolha uma ferramenta com recursos relevantes

Antes de contratar um serviço para criar sua área de membros, confira se a plataforma oferece recursos relevantes para o segmento onde atua e a gestão do curso on-line. 

As funcionalidades essenciais já vimos por aqui, controle de acesso, suporte aos alunos e professores, automação de processos e criação de canais para responder dúvidas.

4. Personalize a área com a identidade da sua marca

Um diferencial importante é a possibilidade de personalizar a área de membros com a identidade visual da sua escola. Por ser um serviço complementar, é essencial que o aluno se sinta em casa, tanto na plataforma principal quanto no setor exclusivo.

Esse passo é muito importante para assegurar uma experiência completa e otimizada para seus clientes, oferecendo versatilidade e eficiência, ao mesmo tempo que fortalece o brand awareness (conhecimento de marca).

5. Faça postagens frequentes

Depois de criar sua área de membros, você deve manter um fluxo frequente de mensagens para movimentar o canal, incluindo conteúdo extra, aulas, webinars e posts respondendo dúvidas dos alunos.

É isso que dá motivos para o aluno continuar interagindo com seus produtos digitais, estimulando o interesse e consolidando o relacionamento entre marca e cliente. 

6. Abra espaços dedicados para discussão

A área de membros não funciona como um fórum de debate, mas ela pode incluir esse recurso. Criar um canal separado para discussão, que permite a interação dos alunos com a marca e entre si, pode proporcionar uma experiência mais colaborativa, sem depender sempre do professor.

7. Acompanhe e responda as mensagens dos membros

A comunicação é assíncrona, mas isso não significa que não precisa responder as mensagens recebidas ou que pode levar dias para fazer isso. A expectativa é similar a de um cliente que entra em contato com o canal de suporte de uma marca, referente a compra de um produto.

Ele espera atenção e agilidade para tirar suas dúvidas, fatores cruciais para a boa experiência e retenção dos alunos. Mesmo quando se trata de um comentário, não uma pergunta, responder as mensagens recebidas demonstra comprometimento e atenção.

Benefícios de criar uma área de membros

A essência do que é uma área de membros está na capacidade de complementar a experiência do usuário, ao mesmo tempo que facilita a gestão de cursos on-line e infoprodutos. Os benefícios são facilmente visualizados, incluindo:

  • automação de tarefas, agilizando a entrega de conteúdo e monitoramento da plataforma;

  • proteção do conteúdo ao controlar o acesso, disponível apenas para assinantes ativos;

  • aproxima a marca dos seus clientes, com um espaço exclusivo para interação e suporte;

  • agrega valor ao produto digital, pois aumenta a recompensa pelo investimento;

  • facilita o monitoramento de performance do curso e a evolução dos alunos.

Esses são apenas alguns motivos para investir na estratégia. Gostou da ideia? Então comece a planejar e crie seu curso on-line com uma área de membros para complementar a experiência dos seus alunos. 

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.


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