Chegou a hora de saber o que é uma área de membros e como essa estratégia pode melhorar a interação com os clientes. Em resumo, trata-se de ...
Chegou a hora de saber o que é uma área de membros e como essa estratégia pode melhorar a interação com os clientes. Em resumo, trata-se de um ambiente exclusivo e protegido, que serve para compartilhar conteúdo rico, tirar dúvidas e dar suporte, mas os benefícios vão muito além disso.
Especialmente para produtos digitais e cursos on-line, é uma ferramenta que facilita o contato com sua audiência, uma extensão da sala de aula virtual, na qual é possível manter o interesse, acompanhar a evolução de cada aluno e automatizar processos, facilitando a gestão.
Quer conhecer todos os motivos para investir nessa estratégia? Então continue lendo!
O que é uma área de membros?
A área de membros é um espaço exclusivo para assinantes, que funciona como um hub para acessar todos os conteúdos relevantes para esses clientes. Os participantes recebem login e senha para entrar na sala, onde encontram canais de mensagens, fóruns de discussão e todos os materiais publicados.
A função principal da ferramenta é organizar a entrega de produtos digitais, o que é muito interessante para você que vende cursos on-line e deseja otimizar a experiência dos alunos, ao mesmo tempo que facilita a gestão da escola virtual.
Vale destacar que a área exclusiva pode dar suporte total ao curso, automatizando a notificação de aulas disponíveis, material de apoio, webinars, tutoriais, módulos extras, entre outros infoprodutos.
Para que serve a área de membros?
A área de membros serve para automatizar processos de gestão de cursos on-line e produtos digitais, agilizando a publicação e entrega de materiais aos assinantes, além de disponibilizar campos para interação direta entre professores e alunos.
Funciona da seguinte forma, imagine que você separou as aulas em módulos, que são disponibilizados gradativamente, de acordo com a progressão dos estudantes. Uma das vantagens do EAD é a flexibilidade para aprender quando e onde estiver.
Assim, nem todos os alunos podem acompanhar as aulas em tempo real, tirando dúvidas diretamente com você. Para os participantes que vão assistir o conteúdo gravado, é importante encontrar facilmente as aulas publicadas e o material de apoio.
Com a área de membros, é possível publicar produtos digitais imediatamente, para todos os assinantes, sem precisar fazê-lo manualmente ou entregando de um em um.
Na prática, atua como um canal de comunicação assíncrono, ou seja, que não acontece em tempo real. É uma forma de complementar a experiência dos alunos e facilitar a interação, sem perder o diferencial de ficar disponível 24 horas por dia.
Por fim, a estratégia também contribui para a proteção do seu conteúdo, uma vez que o acesso é controlado e, em algumas plataformas, é o único jeito de assistir aulas ou abrir o material de apoio.
Diferença entre área de membros, plataforma EAD e sala de aula on-line
Também é importante esclarecer as diferenças entre o que é uma área de membros e o que é uma plataforma EAD ou mesmo uma sala de aula on-line. Veja a tabela:
A plataforma EAD é, geralmente, a opção mais completa, tida como principal meio de comercializar infoprodutos e cursos on-line. Tanto a área de membros quanto as salas de aula, por sua vez, servem como recursos complementares.
Como aplicar a área de membros na minha estratégia?
Agora que já sabe o que é uma área de membros e para que serve, vamos mostrar como colocar essa estratégia em prática. Como qualquer outra iniciativa, um bom planejamento é a melhor forma de aproveitar as vantagens de oferecer um espaço restrito aos seus assinantes.
Veja como implementar a área de membros em 7 etapas:
1. Defina o objetivo da área exclusiva
O primeiro passo é definir qual o objetivo principal da área exclusiva, o que você pretende oferecer com ela e como ela complementa seu produto digital como um todo.
Esse processo é essencial para identificar se a estratégia é a maneira ideal de atingir as metas estabelecidas. Para isso, compare suas necessidades com o que deseja conquistar e com as funções da área de membros.
2. Pense na integração da área de membros com seus produtos
Depois, é recomendado estruturar seu plano de ação. Você sabe onde está e onde quer chegar, agora tem que organizar como será a jornada. Pense em como pode integrar a área de membros, para complementar o módulo de ensino à distância e facilitar a interação com os alunos.
Além do fluxograma dos processos, verifique também como as tecnologias conversam entre si. Algumas plataformas EAD oferecem uma área de membros nativa, mas é possível montar o espaço em outra ferramenta, desde que possa integrar uma com a outra.
3. Escolha uma ferramenta com recursos relevantes
Antes de contratar um serviço para criar sua área de membros, confira se a plataforma oferece recursos relevantes para o segmento onde atua e a gestão do curso on-line.
As funcionalidades essenciais já vimos por aqui, controle de acesso, suporte aos alunos e professores, automação de processos e criação de canais para responder dúvidas.
4. Personalize a área com a identidade da sua marca
Um diferencial importante é a possibilidade de personalizar a área de membros com a identidade visual da sua escola. Por ser um serviço complementar, é essencial que o aluno se sinta em casa, tanto na plataforma principal quanto no setor exclusivo.
Esse passo é muito importante para assegurar uma experiência completa e otimizada para seus clientes, oferecendo versatilidade e eficiência, ao mesmo tempo que fortalece o brand awareness (conhecimento de marca).
5. Faça postagens frequentes
Depois de criar sua área de membros, você deve manter um fluxo frequente de mensagens para movimentar o canal, incluindo conteúdo extra, aulas, webinars e posts respondendo dúvidas dos alunos.
É isso que dá motivos para o aluno continuar interagindo com seus produtos digitais, estimulando o interesse e consolidando o relacionamento entre marca e cliente.
6. Abra espaços dedicados para discussão
A área de membros não funciona como um fórum de debate, mas ela pode incluir esse recurso. Criar um canal separado para discussão, que permite a interação dos alunos com a marca e entre si, pode proporcionar uma experiência mais colaborativa, sem depender sempre do professor.
7. Acompanhe e responda as mensagens dos membros
A comunicação é assíncrona, mas isso não significa que não precisa responder as mensagens recebidas ou que pode levar dias para fazer isso. A expectativa é similar a de um cliente que entra em contato com o canal de suporte de uma marca, referente a compra de um produto.
Ele espera atenção e agilidade para tirar suas dúvidas, fatores cruciais para a boa experiência e retenção dos alunos. Mesmo quando se trata de um comentário, não uma pergunta, responder as mensagens recebidas demonstra comprometimento e atenção.
Benefícios de criar uma área de membros
A essência do que é uma área de membros está na capacidade de complementar a experiência do usuário, ao mesmo tempo que facilita a gestão de cursos on-line e infoprodutos. Os benefícios são facilmente visualizados, incluindo:
automação de tarefas, agilizando a entrega de conteúdo e monitoramento da plataforma;
proteção do conteúdo ao controlar o acesso, disponível apenas para assinantes ativos;
aproxima a marca dos seus clientes, com um espaço exclusivo para interação e suporte;
agrega valor ao produto digital, pois aumenta a recompensa pelo investimento;
facilita o monitoramento de performance do curso e a evolução dos alunos.
Esses são apenas alguns motivos para investir na estratégia. Gostou da ideia? Então comece a planejar e crie seu curso on-line com uma área de membros para complementar a experiência dos seus alunos.
Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.
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