Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Inovações tecnológicas para o setor logístico

Reprodução

O setor logístico está em franca expansão e, cada vez mais, impactando toda a sociedade. 


Justamente por conta disso, sua empresa tem que estar alinhada com as melhores inovações tecnológicas do mercado e, assim, suprir e antecipar demandas com eficiência operacional.


É por isso que preparamos este post.

Nos tópicos abaixo, vamos apontar quais ferramentas tecnológicas têm se destacado em oferecer melhorias de impacto na operação logística.


Boa leitura!

  1. Principais inovações tecnológicas do setor logístico

Em constante expansão, o mercado está em acelerado desenvolvimento por conta dos adventos tecnológicos que disputam a atenção dos gestores. 


E para facilitar a sua pesquisa sobre o assunto, separamos boas alternativas para você considerar em sua rotina de trabalho.

  1. Inteligência artificial

Você, certamente, já deve ter ouvido falar da inteligência artificial e no quanto a tecnologia está estremecendo as bases das estruturas do mercado.


E a verdade é que isso está acontecendo por um motivo específico: a solução realmente pode agregar à rotina de trabalho de empresas de diversos segmentos de atuação.


No setor logístico, por exemplo, a IA está avançando na automatização de processos, no uso mais significativo da robótica, automatização e até mesmo para a agilidade de processos, como:

  • gestão de estoque;

  • operações do dia a dia;

  • fluxos de demandas.

Sobra até para trazer mais eficiência à gestão financeira.

Afinal, a inteligência artificial pode contribuir com mais automatização dos processos, o que minimiza os riscos e erros que podem ocorrer por meio da interferência humana.

  1. Drones

A tendência ainda é novidade no mercado global, mas já tem aquecido múltiplas possibilidades de inovações tecnológicas no setor logístico.


Com auxílio de drones, as entregas podem ser automatizadas e potencializadas com mais produtividade, tornando as experiências de compra ainda mais ágeis e seguras.


Ainda precisa consolidar os meios para isso, mas é algo já em desenvolvimento.

  1. Logística 4.0

Com a já citada IA e o auxílio do Big Data, do machine learning e da Internet das Coisas, a logística 4.0 tem assumido um espaço de protagonista em inovações tecnológicas do setor.


E tudo porque a ideia é transformar o mercado em um segmento mais integrado, monitorável e flexível para se adaptar, em tempo real, às demandas de cada cliente.


O que pode proporcionar um incrível aumento na capacidade de personalização das marcas para impactar, de modo único, cada um de seus consumidores.

  1. Aplicativos

Por falar em agilidade e personalização da experiência, os aplicativos estão aí para tornar todo o processo de compra ainda mais efetivo.

E as empresas podem investir nesse tipo de solução para agregar mais ao processo.

  1. Sistema de tracking

Monitoramento: um verdadeiro desafio para o setor logístico, mas que por meio de inovações tecnológicas tem se tornado cada vez menos difícil de lidar.


Afinal de contas, não faltam soluções que permitem o monitoramento da frota, da mercadoria e de todos os índices de desempenho que interessam ao seu negócio.


Softwares de gestão, por exemplo, estão mais e mais integrados com as necessidades individuais de cada empresa.

O que torna a transição para uma rotina mais controlada ainda mais fácil.

  1. Blockchain

O blockchain é um dos principais responsáveis por favorecer (e possibilitar) o uso de moedas digitais.

Para quem tem avaliado a utilização das criptomoedas em suas rotinas de trabalho, o blockchain é uma solução necessária.


Mas dá para ir além, porque essa tecnologia no setor logístico pode ser aplicada para a otimização logística e de processos também.

E, tudo isso, a partir de mais integração e controle sobre cada etapa do seu frete.

  1. Veículos autônomos

Além dos já citados drones, dá para mencionar o uso de veículos autônomos (e elétricos ou híbridos) que podem favorecer ainda mais o conceito de entrega no mesmo dia.


E, claro, aumentar a produtividade das empresas do setor logístico sem prejudicar o orçamento com contratações e expansões a perder de vista e controle.


Com a integração de tecnologias, é possível garantir um desempenho de excelência para o seu negócio.
E mais: antecipar-se às tendências e garantir que você tem as melhores soluções para as peculiaridades da sua marca podem criar um diferencial exclusivo para a sua marca.


Então, vale conferir todas as inovações tecnológicas do setor logístico que separamos neste post.


E a partir disso perguntar-se: quais delas podem fazer parte da revolução produtiva e de eficiência operacional da sua empresa?


Postar um comentário

0 Comentários