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Revolução silenciosa: como a Inteligência Artificial transforma o cotidiano dos brasileiros

A era digital está em constante evolução, e seu impacto nas vidas das pessoas é mais evidente do que nunca. Um estudo realizado pela Hibou, aponta que atualmente a Inteligência Artificial (IA) impacta o cotidiano de 54% da população brasileira, uma revolução silenciosa que está transformando a maneira que os cidadãos vivem, trabalham e se conectam.

 

A possibilidade de máquinas que realizam tarefas que normalmente necessitavam de inteligência humana, não é mais apenas uma visão de futuro. Ela já faz parte diariamente das vidas das pessoas, muitas vezes de maneira sutil e quase imperceptível. Desde assistentes de voz em dispositivos móveis até recomendações personalizadas em plataformas de streaming, a IA está moldando as escolhas e interações.

 

Um dos campos mais impactados é o do atendimento ao cliente, chatbots, agentes virtuais equipados com atendimento similar ao humano, agora são comuns em sites e aplicativos, proporcionando respostas instantâneas a perguntas frequentes e até mesmo resolvendo problemas mais complexos. Isso não apenas aumenta a eficiência, mas também oferece um novo nível de conveniência para os consumidores.

 

Além disso, a IA está revolucionando o mundo do marketing e do comércio. No contexto das redes sociais, a Inteligência Artificial tem se mostrado uma ferramenta versátil com múltiplas aplicações, especialmente para profissionais de marketing e comunicação, através da personalização de conteúdo, otimização de anúncios e análise de dados, aprimorando a experiência, com estratégias que prendam a atenção dos usuários.

Sara Novaes, produtora de conteúdo da Aruna Marketing, explica que para diversas tarefas pode-se utilizar o auxílio da Inteligência Artificial, e isso se torna uma vantagem competitiva de mercado para quem trabalha na área do marketing digital.

“Internamente nós utilizamos o todo tempo a IA, mesmo sem perceber. Desde o início com a produção de conteúdo usamos em alguns casos o auxílio do Chat GPT, passando pela criação de designer e edição de imagem e vídeo (Adobe Photoshop e Premiere), em seguida, vamos para o sistema onde organizamos as demandas para gerenciar tarefas internas da equipe (Trello) e programamos as postagens através da plataforma MBLabs. O próximo passo é rastrear através da IA os dados que vão nos auxiliar para o alcance, publicar e acompanhar as métricas do Facebook e Instagram pelo Meta Business, Google Analytics ou RD Station. E essas plataformas oferecem relatórios detalhados, seja das campanhas ou das postagens feitas nas redes sociais, que potencializam o resultado. Ou seja, todos as ferramentas e aplicativos citados, tem recursos de inteligência artificial.”

Sara acrescenta que a Inteligência Artificial pode ajudar na vida de qualquer pessoa, “agendas online, plataforma de gestão, ferramentas de design, automação de e-mails, análises de gráficos, além da popularização do Chat GPT, tudo isso está no nosso dia a dia e facilita muito a vida das pessoas.”

No entanto, à medida que a IA se torna mais entrelaçada à vida diária, surgem questões importantes sobre ética, privacidade e segurança. A coleta de dados para alimentar algoritmos de IA pode levantar preocupações sobre o uso indevido de informações pessoais e a criação de bolhas de informação que limitam nossa visão de mundo.

“Na maioria dos casos, a IA depende de grandes volumes de dados para aprender e tomar decisões. No entanto, a coleta excessiva de dados pessoais pode infringir a privacidade dos usuários, especialmente quando esses dados são usados sem o conhecimento ou consentimento adequado, tudo precisa ser feito dentro da lei de proteção de dados. A medida em que aproveitamos essa tecnologia para aprimorar nossa sociedade, mantendo um equilíbrio sensato entre conveniência e privacidade, pode ser positiva e assertiva”, finaliza a produtora de conteúdo.

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