Créditos: iStock |
Comer fora está ficando cada dia mais caro. Restaurantes tanto com prato feito quanto os self-services estão cobrando mais dos clientes nas refeições em diversas regiões do país.
Isso está fazendo com que cada vez mais pessoas invistam em preparar os alimentos em casa. Trata-se de uma solução que pode fazer as famílias economizar no orçamento e que também tem outras vantagens; veja a seguir.
Quais as vantagens de preparar as refeições em casa?
Quem está acostumado com pedir delivery ou comer fora pode pensar nas vantagens de preparar as próprias refeições e colocar as mãos na massa.
Economia
Comer em casa pesa menos no bolso. Como citamos anteriormente, o preço médio de pratos nos restaurantes aumentou nos últimos anos, sobretudo devido à pandemia — que fez o setor de bares e restaurantes ter prejuízos — e à inflação, que aumentou o preço geral dos alimentos e outros insumos.
Portanto, você mesmo ir aos mercados e pesquisar os preços faz com que haja economia no fim do mês.
Momentos em família
Preparar as refeições em família é uma ótima ocasião para fortalecer vínculos. No caso, a hora da culinária pode ser o momento em que pais e filhos vivem juntos uma experiência. Sabemos que atualmente muitos pais têm rotinas corridas, que limitam o tempo disponível para os filhos. Portanto, preparar juntos o prato preferido da família será um momento de união e, claro, diversão.
No caso de famílias compostas apenas pelo casal, o preparo das refeições em conjunto pode ser um momento romântico. Inclusive, trata-se de uma boa programação para o casal sair da rotina.
Momentos de qualidade a sós
Quem mora sozinho também se beneficia da atividade culinária. Passar um momento a sós fazendo atividades manuais traz bem-estar e autoestima, além de melhorar a qualidade de vida.
Quem sabe, ao estar sozinho preparando suas refeições, você se apaixona pela atividade? Além disso, durante o processo na cozinha, você se desafia, tem pequenas conquistas e talvez alguns erros, que vão te fazer aprender sobre resiliência, por exemplo, o que é ótimo para o autoconhecimento e o bem-estar.
Higiene
Apesar de muitos estabelecimentos garantirem que os alimentos são bem higienizados, é preciso sempre estar atento se, de fato, as normas de higiene e limpeza são seguidas corretamente. Contudo, quando as refeições são feitas em casa, é possível garantir sua higiene, já que foi você mesmo quem as realizou.
Alguns alimentos, como verduras e legumes, precisam ser desinfetados corretamente, sendo lavados e imergidos em soluções desinfetantes apropriadas. Há outros itens que precisam ser bem manipulados, como as carnes, que devem ser cortadas e preparadas com utensílios bem higienizados para não haver contaminação cruzada, além de precisarem passar por processos de congelamento e descongelamento corretos.
Alimentação saudável
Quando você prepara suas refeições, é possível criar uma melhor relação com a comida. Isso porque, além de visualizar todo o processo pelo qual os alimentos passaram, eles também podem ser preparados da maneira que mais convém ao seu paladar. Tudo isso contribui para que opções mais saudáveis sejam mais fáceis de serem consumidas.
Caso esteja fazendo alguma dieta específica, também será mais fácil segui-la, já que é você quem estará preparando os pratos. Além disso, na hora da compra dos itens, é possível ver os rótulos das embalagens, optar pelos alimentos mais saudáveis e substituir opções mais calóricas por outras mais leves.
Novas habilidades
Cozinhar em casa permite que você aprenda novas habilidades culinárias. Quando você vai preparar uma refeição, é preciso pensar nas técnicas necessárias para cada tipo de comida. Sendo assim, é possível aprender como cozinhar determinados alimentos, quais e como os utensílios devem ser utilizados, entre outros. Além disso, preparar um prato em casa também permite que os cozinheiros amadores se arrisquem mais e testem novas receitas.
Tudo isso desenvolve habilidades como gerenciamento de tempo e de recursos, como o uso do botijão de gás e da quantidade de ingredientes para as receitas. Além disso, desenvolve organização, concentração, planejamento e higiene, por exemplo.
Introdução alimentar dos bebês
Caso você seja pai ou mãe de bebês e crianças pequenas, cozinhar em casa para eles é a melhor maneira de fazer sua introdução alimentar. Os bebês, por exemplo, precisam passar por diferentes fases de alimentação, como consumir apenas alimentos líquidos, depois pastosos e, por fim, sólidos.
Quando os pais preparam a comida dos pequenos, é mais fácil viabilizar os pratos certos para cada fase. Ainda, o controle de sal, açúcar e outros temperos, por exemplo, pode ser realizado com mais praticidade.
0 Comentários