iStock
A presença da ferrugem em metais é uma preocupação comum que afeta diversos objetos e estruturas diferentes. Quando não controlada ou removida corretamente, esse tipo de oxidação pode causar danos significativos, comprometendo a integridade, diminuindo a vida útil e afetando a estética dos materiais.
Como ocorre o processo da ferrugem?
Acometendo metais como ferro, aço ou alumínio, a ferrugem é o resultado da oxidação desses materiais em contato com a água e o oxigênio. Além disso, a umidade presente no ar já é capaz de produzir o processo necessário para danificar peças.
Diversos produtos estão sujeitos a ferrugem quando não recebem cuidados e proteção adequada. De modo geral, os mais comuns a sofrerem com os danos são eletrodomésticos, ferramentas, máquinas, placas de ferro, portas de alumínio e até mesmo carros expostos ao tempo.
Quais são os impactos causados pela ferrugem?
Além do dano visual durante o processo de degradação do objeto, a ferrugem possui alto poder de se alastrar por todo o material, causando problemas mecânicos e reduzindo a vida útil dos objetos contaminados.
A oxidação causada pela ferrugem também é perigosa para o organismo. Com partículas capazes de se soltarem no ar, a ferrugem é fonte de alergias para a pele e para o sistema respiratório. Além disso, quando superfícies como utensílios de cozinha e panelas são contaminadas com a corrosão, detritos de ferro podem contaminar alimentos e causar danos à saúde, através da bactéria Clostridium Tetani, responsável pela infecção do tétano.
Como prevenir a formação de ferrugem?
Embora seja um problema, principalmente para cidades com mais umidade, como aquelas localizadas em regiões litorâneas, é possível atrasar ou até mesmo prevenir a corrosão causada pela ferrugem. Isso requer a implementação de precauções e medidas que impedem a disseminação da oxidação.
Eletrodomésticos geralmente estão suscetíveis à ferrugem quando entram em contato com a água ou sofrem pequenos arranhões. Mesmo as menores aberturas na camada de tinta das superfícies podem desencadear o processo de oxidação. Sendo assim, é preciso cuidado ao fazer a limpeza e ao manusear os eletrodomésticos.
Panelas, talheres e demais utensílios de cozinha precisam ser armazenados em local longe da umidade. Além disso, é necessário que eles sejam guardados limpos e secos. Em cidades que possuem o clima único, a dica é colocar um copo com carvão no local de armazenagem, já que esse material ajudará a regular a umidade do ar.
No caso de ferramentas, realizar uma limpeza completa antes de armazená-las é essencial. Isso não apenas impede que a sujeira passe pelo processo de oxidação, mas também preserva a funcionalidade da peça por um período mais longo.
Para adiar ainda mais o processo de ferrugem em superfícies de metal, uma recomendação é optar pelo uso de óleos anticorrosivos. Esses produtos funcionam como uma camada protetora, agindo diretamente para evitar que o local seja acometido pelo processo de oxidação.
Como eliminar a ferrugem?
Para casos em que o metal foi afetado, é possível reverter o cenário ou prolongar a vida útil do equipamento. A degradação da ferrugem normalmente acontece por camadas, ou seja, o material sofre o processo aos poucos; por isso, assim que a presença da ferrugem for percebida, é fundamental realizar a remoção de forma correta, a fim de evitar alastramento e danos em camadas mais profundas.
A ferrugem estabelecida em superfícies mais delicadas e com menos intensidade de corrosão pode ser eliminada com misturas caseiras. O bicarbonato de sódio, quando misturado em água, pode ser aplicado pelas áreas afetadas. Para potencializar o efeito, pode-se fazer a aplicação com uma escova de dentes e deixar o produto agindo por cerca de 12h. Depois desse período, é só remover a solução com um pano úmido e secar o local.
Ferramentas afetadas pelo processo de corrosão demandam mais cuidados, já que possuem curvas e áreas menos acessíveis. Nesses casos, é preciso banhar as peças por completo com uma mistura de limão e sal. O processo para remover a ferrugem leva cerca de 3h; após esse tempo, é necessário esfregar as áreas afetadas com a casca do limão, enxaguar e secar bem as ferramentas.
Utensílios mais resistentes e maiores que estão em processo mais intenso de corrosão precisam de ferramentas e materiais adequados para a remoção da ferrugem. Para isso, é preciso fazer a aplicação de um removedor de ferrugem e retirar toda a área afetada com a ajuda de um esmeril, ferramenta elétrica capaz de limpar e polir a área.
0 Comentários