Divulgação
Já ouviu falar em ovoscopia? Esse é um método em que é usada uma fonte de luz no ovo com o objetivo de mostrar detalhes do seu interior. Esse processo é indispensável na cadeia de incubação, porque possibilita acompanhar todo o desenvolvimento embrionário do ovo em pintinhos. Com o registro desse método, Mikaelle Vieira Amaral, estudante do sexto semestre do curso de Zootecnia, campus de Itapetinga, foi premiada na segunda edição do concurso de fotografia “Outro Olhar Zootécnico de Fotografia”, promovido pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ).
De acordo com Mikaelle, a foto foi feita enquanto realizava a ovoscopia no Laboratório Experimental de Avicultura (Labeave). “[O ovoscópio] é uma máquina redonda onde o ovo é encaixado e liga uma luz. Também é possível fazer com a lanterna do celular. Se colocar o ovo em cima da luz da lanterna do celular, por exemplo, é possível visualizar se tem algo dentro do ovo. Isso a gente precisa fazer em todos os ovos para saber se estão fecundados ou não. E dá continuidade na estufa até o nascimento do pintinho”, explica a estudante.
Mikaelle foi premiada em terceiro lugar na categoria estudante. As imagens vencedoras foram avaliadas pela comissão julgadora do concurso levando em consideração critérios como o impacto visual, atendendo à capacidade da imagem sensibilizar e surpreender o espectador; bem como originalidade, domínio da técnica e estética, relevância da imagem e contribuição para popularização da Zootecnia.
Para a estudante, que também é embaixadora da ABZ representando o Nordeste, ter esse reconhecimento por uma entidade de destaque nacional tem um grande mérito. “Para mim é muito importante porque a foto ficará no museu da ABZ. Então, ainda como estudante, ter uma foto no museu da ABZ para mim é de suma importância, porque a Zootecnia é o que eu quero para a minha vida. É algo importante mesmo”, frisa Mikaelle.
A premiação será realizada durante a 58ª edição do Fórum Nacional de Entidades de Zootecnistas, que acontecerá no dia 15 de setembro, em Brasília.
0 Comentários