Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Como evitar lesões com treinos de força?


O exercício físico deve ser parte da rotina no mínimo duas vezes na semana. Se você gosta de treinos de força, encontra uma grande aliada na musculação, porém, em qualquer tipo de atividade é preciso ter cuidado para evitar as lesões e ganhar massa muscular no tempo certo. Veja dicas de como fazer isso:

Aposte no tênis certo

Já escolheu o tênis fitness que você vai usar durante os treinos? O ideal é que seja um modelo próprio para exercícios e não aqueles usados no dia a dia, para os passeios.

 

Esse item se torna ainda mais importante se você decidiu optar por corridas e outros exercícios que pedem força nos pés. O tênis irá reduzir o impacto e prevenir lesões tanto nos pés quanto nos tornozelos.

Se aqueça antes de começar

Alongamento e aquecimento são duas etapas essenciais antes de começar os treinos. Muita gente se esquece deles e já vai direto pegar a carga, sem nem imaginar o quanto está prejudicando os próprios músculos.

 

Antes de começar aposte em exercícios básicos que vão te ajudar a se esticar e se preparar para pegar o peso. Reserve ao menos 10 minutos para o aquecimento, depois pode ir para a atividade física.

Faça treinos direcionados para você

Não seja aquela pessoa que fica cuidando do treino do colega e quer copiar ele em tudo. Você irá receber um treino personalizado para o seu momento e suas habilidades, ou seja, não vale forçar além ou querer algo mais básico.

 

Pegue sempre os treinos direcionados para você e, se sentir que está pronto para aumentar a carga ou testar algo diferente, converse com o personal. Ele vai te orientar nesta mudança para evitar as lesões.

Preste atenção aos movimentos do exercício

Antes de fazer o exercício pela primeira vez, alguém vai te mostrar os movimentos corretos e vai ficar por perto para te corrigir se for necessário. Preste atenção na demonstração e, se o professor sugerir uma mudança, siga.

 

Muitas lesões são causadas pelo movimento errado, além de direcionar a força para outro músculo. Pergunte ao personal qual região do corpo você deve sentir ao fazer o movimento explicado. Sentiu um local diferente? Avise imediatamente.

Varie os exercícios

Fazer um mesmo exercício por muito tempo também contribui para o surgimento de lesões. O ideal é ter um limite de repetições, geralmente predeterminado pelo personal e depois seguir com outros movimentos.

 

Vale lembrar que: quanto menor a carga, maior o número de repetições. No entanto, se você já tem certa resistência, começará com uma média de 12 a 15 repetições, mas sempre variando os exercícios.

Mantenha-se bem hidratado

A hidratação ajuda os músculos a funcionarem melhor e não deve ser ignorada. Leve uma garrafinha para te acompanhar na academia, mas no resto do dia, não se esqueça de beber muito líquido.

 

Tem dificuldade em tomar água? Inclua também os chás e sucos naturais, além da ideia da água saborizada. Para isso, basta colocar em uma garrafinha algumas fatias de fruta, como morango ou limão, e adicionar a água.

Não exagere nos pesos, velocidade e frequência

Apesar do ânimo em começar uma atividade física, saiba que você vai precisar respeitar seus limites e acostumar seu corpo com a mudança. Não exagere nos pesos, perceba quando algo está demais e não queira imitar a velocidade de outro colega.

 

Além disso, a frequência também deve ser considerada. Se você não fazia nenhum tipo de exercício, não comece indo todos os dias treinando. Vá aos poucos, duas vezes na semana e, conforme se adaptar, aumente a frequência.

Respeite os momentos de descanso

Descansar é importante! Não se sinta culpado por se permitir um momento longe da corrida ou dos aparelhos de musculação. Seu corpo precisa de um tempo para se recuperar depois dos exercícios.

 

Seus músculos estão experimentando uma novidade. Se você forçar, mesmo estando cansado e com dor, pode contribuir para uma lesão mais séria. Então, se permita relaxar.

 

Postar um comentário

0 Comentários