Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Município de Castro Alves apresenta projeto à Ministra da Cultura, Margareth Menezes

 

Por Rafael Lopes

“Castro Alves: uma história empreendendo o presente e o futuro”. Esse é o nome do projeto apresentado por representantes do município de Castro Alves à ministra da Cultura, Margareth Menezes, em Brasília, no dia 22 de maio. A iniciativa tem o apoio do Sebrae Bahia, por meio da Maratona de Projetos, programa de estímulo à criação de projetos com foco no desenvolvimento sustentável.

De acordo com a coordenadora na Sala do Empreendedor em Castro Alves, Tássia Ribeiro, o projeto traz em primeiro plano a ressignificação de um dos principais espaços culturais de Castro Alves, onde se pretende integrar o equipamento à inovação com uso da tecnologia para atração de turistas, além da promoção de eventos e experiências.

“Gira especialmente em torno do imóvel conhecido como ‘Casarão do Poeta’, sobrado onde viveram os familiares do poeta Castro Alves e onde houve sua maior produção literária. Foram 13 poemas escritos pelo poeta no local, entre eles ‘O Hóspede’. O local é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e está em fase final de reestruturação física com reforma e ampliação”, explica.

Tássia ainda ressalta que, “o casarão é o ponto que nos liga mais diretamente ao poeta Castro Alves e fará parte do nosso roteiro turístico, cultural e religioso, novidade que vem sendo construída também em parceria com o Sebrae”. A coordenadora lembra que o objetivo principal do projeto é ampliar o acesso à cultura, tornando o Casarão do Poeta mais interessante e desejado, bem como construir uma estrutura turística diferenciada, incrementando a qualidade da experiência dos visitantes com o destino por meio de metodologias e tecnologias inovadoras.

Com poucos objetos originais em seu acervo, a reconstrução do equipamento tem sido um desafio para a gestão municipal. “Um dos principais desafios é reconstituir o cenário da época em que viveu o poeta, pois, apesar de o município ter o seu nome a e um dos imóveis da família estar situado em sua sede, este equipamento só agora está sendo reformado para atender ao público de forma satisfatória. Parte dos objetos que integrava o acervo inclusive foi furtada em temos remotos, a exemplo de toda a prataria da família de Castro Alves”, lembra Tássia.

Outro grande desafio, segundo a coordenadora, é contar a história do poeta, de seus familiares e outros personagens que passaram pelo município, mas de forma moderna e sem perder a essência. “É fundamental construir um ambiente capaz de oferecer experiências inesquecíveis que remetam ao período em questão e, ao mesmo tempo, inserir a tecnologia para tornar mais compreensível, interessante e acessível toda essa experiência. Acreditamos que a aprovação desse projeto trará benefícios e enriquecimento em diversos aspectos de nossa comunidade com o fortalecimento de nossa identidade cultural, bem como de diversos setores da economia do município”, conclui.

“O município de Castro Alves participa ativamente da Rede de Atores do Sebrae e é um parceiro grande na unidade regional de Santo Antônio de Jesus. A gestão municipal nos enviou um projeto para participar da Maratona de Projetos e está diretamente atrelado ao empreendedorismo local, uma vez que foi feito pelo poder público, mas pensado para o desenvolvimento econômico do município”, garante o analista do Sebrae, Marco Dantas.

Além de Tássia Ribeiro, também participaram da apresentação do projeto em Brasília o prefeito Thiancle Araújo, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilza Araújo, a secretária municipal de Educação, Fernanda Carvalho, a diretora da Escola de Arte e Saber, Manuela Oliveira e o coordenador musical da Escola de Arte e Saber José Oliveira, Tito Oliveira.

Maratona de Projetos

A Maratona de Projetos Públicos é um evento que visa capacitar e selecionar projetos inovadores de Atores de Desenvolvimento. É um concurso voltado para servidores públicos municipais designados como Agente de Desenvolvimento, conforme prevê a Lei Complementar nº 123/2006, e secretários municipais inseridos na Rede de Atores, cujo objetivo principal é a elaboração de projetos que visem melhorar o ambiente para os pequenos negócios e promover o desenvolvimento econômico local.

Postar um comentário

0 Comentários