Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Shelly-Ann Fraser-Pryce: conheça a jamaicana que recebeu o “Oscar” dos esportes

Wikimedia Commons

O Prêmio Laureus, que é considerado o “Oscar do esporte mundial", é uma evento anual que premia os maiores esportistas do ano anterior. Criado em 1999 pela Founding Patrons Daimler and Richemont, divulgou recentemente os vencedores em suas categorias da edição de 2023. 

Entre os principais vencedores da premiação, estão a seleção masculina de futebol argentina, que venceu na categoria de equipe do ano, a chinesa Eileen Gu, que derrotou Rayssa Leal na categoria melhor atleta em esportes de ação, Lionel Messi, que venceu na categoria atleta masculino do ano, e a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, que venceu a categoria de melhor atleta feminina.

Ainda pouco conhecida do público brasileiro, a velocista olímpica jamaicana de 36 anos possui uma carreira extremamente vitoriosa. A lista de conquistas no esporte da jamaicana é impressionante e conta com 3 medalhas de ouro e 4 medalhas de prata nos Jogos Olímpicos, além de ter sido 10 vezes campeã mundial. 

A principal especialidade da jamaicana é a prova de 100 metros rasos, porém ela também compete nas categorias de 200 metros rasos e no revezamento 4x100 metros. A atleta começou a correr quando era criança, aos 10 anos de idade, época em que participava de competições e campeonatos ainda no Ensino Fundamental. 

Porém foi durante a época que cursava o Ensino Médio, quando a atleta tinha 16 anos, que começou a chamar a atenção, devido a sua alta performance, conseguindo a incrível marca de 11s57 na corrida de 100 metros. Em 2008, já com 22 anos de idade, a velocista estreou nos Jogos Olímpicos de Beijing e conseguiu a incrível façanha de conquistar a medalha de ouro na prova dos 100 metros, uma das principais da modalidade.

Já em 2012, nos Jogos Olímpicos de Londres, aos 26 anos, a atleta conseguiu repetir a marca da edição anterior na mesma prova, ficando novamente com a medalha de ouro. Em 2016, na edição dos jogos realizada no Rio de Janeiro, mesmo com uma lesão, a jamaicana participou da prova e conquistou a medalha de bronze.

Após isso, a atleta ficou afastada das pistas por aproximadamente 2 anos, período em que deu à luz seu filho Zyon, que nasceu em 2017. Após a gravidez, a atleta voltou a correr e conseguiu ótimos resultados, como na etapa de Lausanne, na Suíça, da Liga de Diamante da World Athletics, onde conseguiu seu melhor tempo, de 10s60, em 2021.

Novos esportes ganhando adeptos

Assim como o atletismo, existem muitos outros esportes que vêm ganhando cada vez mais popularidade e adeptos no mundo, como o airsoft, por exemplo. Para praticar, é preciso ter um equipamento de proteção específico e o uso de um rifle adequado para a modalidade, como o Neptune 10 Rossi, por exemplo.

Postar um comentário

0 Comentários