Divulgação |
A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) lançou, nesta terça-feira (02), a Revista Juventude Rural, que traz as histórias de jovens protagonistas das transformações que acontecem no rural baiano por meio de políticas públicas executadas pela empresa. O lançamento aconteceu durante o evento de comemoração dos 40 anos da CAR, no Auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador.
Por meio do projeto da CAR, Bahia Produtiva, mais de 600 jovens foram selecionados e capacitados para atuarem em suas comunidades, a partir de associações e cooperativas. Outras centenas de jovens foram apoiados direta ou indiretamente, sejam como agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), como gestor de organizações produtivas ou ainda como lideranças em suas comunidades rurais. Com isso, fizeram a diferença e mudaram a história dessas comunidades e dos empreendimentos onde atuam.
A publicação é composta de 21 histórias inspiradoras de jovens que atuam em diferentes sistemas produtivos da agricultura familiar e que conquistaram autonomia, sustentabilidade e qualidade de vida no campo. A revista está disponível também em formato digital no site da CAR (https://bit.ly/3VpFY3r).
O coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, destacou que esse é mais um importante registro das ações do projeto. “O Bahia Produtiva vem colecionando ótimas referências em inclusão produtiva. Estamos na quinta edição da Revista Bahia Produtiva e esta tem como tema o protagonismo da juventude rural da Bahia. Ao longo desses anos, o protagonismo dos jovens foi evidente e levaram maior desempenho para suas organizações”.
O presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Icaro Renne, é um dos jovens que têm a sua história apresentada na revista. “É um grande privilégio participar da revista, que demonstra que a juventude rural está sendo reconhecida pelas ações da CAR. O jovem do campo mostra que é capaz de produzir e ser bem-sucedido no campo. A Unicafes é grata a todas essas ações, tanto na evolução do campo, quanto no reconhecimento da juventude rural”.
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
0 Comentários