Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Com visitação gratuita exposição ‘Antônios’ acontece no Centro Histórico de Salvador

Divulgação

Fotografia, pintura, quilling, xilogravura, desenho, aquarela e cerâmica compõem a 5ª edição da exposição ANTÔNIOS – um tributo a Santo Antônio. Com vernissage para convidados dia 1 de junho, a mostra gratuita estará aberta ao público a partir do dia 3 de junho, no ME Ateliê da Fotografia - Ladeira do Boqueirão número 6, Santo Antônio Além do Carmo, às sexta-feiras das 17h30 às 19h, e aos sábados e domingos das 16 às 19h, até o dia 9 de julho.

Reunindo 41 obras e 39 artistas nacionais e internacionais, entre eles Luiz Mário, Viga Gordilho, Mário Edson, Grace Marinho, Pablo Araújo e Wagner Lacerda, a exposição a homenagem tem o intuito de divulgação e perpetuação da tradição.

Mário Edson, curador da exposição, conta que a ideia da mostra é fazer um tributo a Santo Antônio e levar para as novas gerações sua mensagem de amor e paz. "A exposição vem das minhas buscas para expressar amor e reverência a Santo Antônio e ao bairro Santo Antônio Além do Carmo, que sempre teve a cultura de fazer tributos e homenagens na época de junho, em forma de altares nas janelas das residências, mas infelizmente o hábito vem sendo reduzido drasticamente. Cada traço, cada foto, cada composição, é um tributo que se materializa nessa exposição, é uma jornada artística que vai além. Com essa iniciativa buscamos reanimá-lo e mantê-lo vivo passando para as gerações vindouras”, ressalta o fotógrafo.

Como forma de celebrar importância da manutenção destas manifestações, sejam elas religiosas, artísticas ou culturais, a exposição deste ano contará ainda com oficina do pãezinhos de Santo Antônio, em parceria com a Panificadora Santo Antônio, oficina de estandartes para a comunidade, roda de conversa com as montadoras de altares moradoras do bairro, live com o biógrafo de Santo Antônio, escritor Edison Veiga, e exposição de oratórios em estabelecimentos comerciais.

“São manifestações populares que agregam valor ao espaço geográfico, fazem uma ponte entre seus moradores e a população, e são motivos de congraçamento e demonstrações de devoção e fé, em meio a um resgate histórico de cunho político (não partidário) e religioso, agregando valor e preservação da identidade cultural, riqueza maior de um povo e seu entorno”, explica Mário.

Para esta edição foi eleito como artista homenageado Prentice Sacramento de Carvalho. O pintor de 81 anos, que reside no Pelourinho, foi descoberto por Mário através das artes feitas em azulejo com desenhos de paisagens, religiosidade, orixás, as famosas igrejas da cidade e as baianas de acarajé, encantando diversos turistas do Brasil e do mundo, que diariamente visitam o casarão. O artista plástico também já recebeu em sua casa diversas personalidades, ministros da Rússia, Índia, Coréia do Sul e Angola por conta da sua arte.  

“Sempre escolhemos alguém para dedicar a exposição, e dessa vez descobri a arte em azulejos de Pretince, e achei o trabalho maravilhoso. Quem passa pela Avenida Mem de Sá, às vezes sem se atentar, nem imagina a riqueza guardada no  grande casarão, n°70, de aspecto envelhecido, mas de beleza singular, onde Prentice Sacramento vive e produz há 44 anos. O casarão se confunde com sua arte e sua história, se complementam. A origem do seu nome é inglesa, e significa “o aprendiz", e nestes anos, o aprendiz vem produzindo e crescendo como um espécie mensageiro divino. Um mestre. Seus azulejos retratam um pedaço da Bahia”, finaliza Mário Edson.

CONHEÇA OS ARTISTAS PARTICIPANTES

Americo Azzevedo, Anatê, Ana Uzeda, Anubis Cedraz, Arthur Fraga, Bernardo Tochilovsky,  Bia Santos, Damaris D Fotos, Daniel Luz, Edna Caldas, Filomena Parras, Flavio Ribeiro, Gerson Gomes, Grace Marinho, Iara Costa, Izabel Machado, Léo Furtado, Lidia Quintas, Lilian Morais, Livia Passos, Lucas Rodrigues, Ludmila Castro, Luiz Mário, Luzimar Azevedo, Lya Costa, Mário Edson, Monica Monteiro, Pablo Araújo, Prentice Carvalho, Rodrigo Machado, Samuel Cruz, Silvia Assis, Socorro  Cabral, Teka Portela, Timóteo Lopes, Vanderlei Oliveira, Viga Gordilho, Wagner Lacerda, Yara Guedes.

Postar um comentário

0 Comentários