Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Lacta promove curso de empreendedorismo com mulheres da comunidade cacaueira na Bahia

Produtora de cacau em Gandu (BA) participante do Cocoa Life, programa da Mondelez que investe na sustentabilidade e rentabilidade do cultivo

A Lacta está atuando para o desenvolvimento das mulheres das comunidades cacaueiras, por meio da capacitação em empreendedorismo feminino. O curso será desenvolvido no âmbito do Cocoa Life, programa global da Mondelēz International para a sustentabilidade do cacau. 

A iniciativa é fruto de parceria com o Senar Bahia (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que tem no portfólio a capacitação “Mulheres em Campo”, destinado a produtoras e esposas e filhas de produtores que queiram empreender no campo.

"As mulheres exercem um papel preponderante no cultivo do cacau e merecem reconhecimento e apoio. Ao ampliar o acesso delas a cursos e ações específicas, promovendo a capacitação e o empoderamento, asseguramos o cultivo do nosso bem mais precioso: o cacau. Além disso, essas mulheres deixam um importante legado na comunidade cacaueira, fortalecendo laços e a economia familiar”, afirma Fabiola Menezes, diretora de Marketing de Chocolates da Mondelēz Brasil.

O curso visa a ampliar o protagonismo feminino na administração de empresas rurais, desenvolvendo competências específicas para gestão e empreendedorismo. Na programação, haverá conteúdo voltado para a descoberta das habilidades de cada participante, análise dos potenciais de suas propriedades, planejamento e desenvolvimento de negócios.

A programação é dinâmica, envolvendo atividades individuais e em grupo, por meio de estudos de casos práticos, o que torna o aprendizado efetivo e interessante. Ao fim, as mulheres saem com importante bagagem para superar desafios pessoais e profissionais, e conhecimento específico para impulsionar seus negócios”, declara Daniela Lago, gerente de Educação e Promoção Social do Senar Bahia.

A Lacta vai providenciar o transporte da zona rural até o centro de treinamento do Senar, em Gandu-BA, onde as aulas vão acontecer a partir da segunda semana de maio. Serão cinco encontros semanais de 8h, cada. Podem participar mulheres da comunidade ligadas à cultura do cacau, mesmo que suas famílias não estejam inscritas no Cocoa Life.

 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de abril, diretamente no Centro de Capacitação Regional do Senar em Gandu (Pq. São Serafim, s/n, Centro), ou pelo telefone (71) 9 9704-0237.

Homenagem aos cacaueiros

Durante a primeira semana de abril, a Lacta fez uma homenagem às famílias cacaueiras da Bahia e do Pará, às quais destinou sete mil ovos de chocolate.

“A Páscoa é a terceira data sazonal mais relevante para o brasileiro, que faz questão de comemorar junto a familiares e amigos e de presentear com chocolate. É a partir da sabedoria desses produtores de cacau, muitos deles há gerações nessa cultura, que vivenciamos a doce tradição de compartilhar chocolate, fortalecendo os vínculos afetivos. Nossa homenagem é em reconhecimento ao papel desses produtores em nossa cultura”, declara Fabiola.

A homenagem se estendeu às redes sociais, na véspera da Páscoa, com o lançamento de um filme gravado em Gandu, no sul da Bahia, com produtores de cacau. Lacta levou até eles imagens de crianças de diferentes idades desenhando e relatando suas imaginações sobre o “coelhinho da Páscoa”. A marca registrou a surpresa com que os produtores e seus familiares receberam os relatos dos pequenos e a mensagem de que os verdadeiros “coelhos” que garantem a Páscoa estão ali, na plantação.

O filme em homenagem aos produtores tem duas versões, de 2 minutos e de 30 segundos. O material foi exibido no canal da Lacta no Youtube.

Cocoa Life

O programa Cocoa Life está presente no Brasil desde 2013, atuando nos estados do Pará e Bahia com o objetivo de criar comunidades cacaueiras empoderadas e prósperas, por meio da capacitação dos agricultores com foco na sustentabilidade e rentabilidade do cultivo.

Em dez anos, foram investidos R$15 milhões no programa, beneficiando 1.500 produtores cadastrados e mais de três mil pessoas, entre familiares e trabalhadores.

O programa financia o Renova Cacau, linha de pesquisa de renovação do cacau brasileiro desenvolvida pela Universidade Estadual de Santa Cruz (BA) com objetivo de impulsionar a lavoura. O trabalho é aplicado no campo, com técnicas de manejo que visam à maior rentabilidade para os produtores, não apenas os vinculados ao Cocoa Life, e contribuem para a conservação da biodiversidade na Amazônia e na Mata Atlântica.

Sobre a Mondelēz International no Brasil

A Mondelēz International, Inc. (Nasdaq: MDLZ) tem como propósito “Empower People to Snack Right”, ou seja, empodera os consumidores a escolher snacks do jeito certo, em aproximadamente 150 países ao redor do mundo. Com receita líquida de cerca de US$ 31,5 bilhões em 2022, a empresa está liderando o futuro de snacks com marcas amadas, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Halls, Trident, Philadelphia, entre outras. A Mondelēz International se orgulha por ter sido reconhecida pelo mercado no ranking das 25 Top Companies do LinkedIn em 2022, como uma das melhores empresas para se trabalhar. A companhia possui compromissos com diversidade, equidade, inclusão corporativa e sustentabilidade, dentre elas, é integrante do MOVER-Movimento pela Equidade Racial, sendo também reconhecida com o Prêmio WEPs BRASIL 2021--Empresas Empoderando Mulheres, da ONU Mulheres, faz parte do Pacto Global ONU e além disso, tem como prioridade importantes compromissos globais como tornar todas as suas embalagens recicláveis até 2025. Visite o site e siga nosso perfil no Twitter.

Postar um comentário

0 Comentários