Pexels |
Nada melhor do que um cafezinho durante o dia, seja ao acordar, ao dar uma pausa no trabalho ou por lazer. Se você é um apaixonado por café, você precisa conhecer os principais tipos de cafeteira e entender qual é a melhor opção de acordo com o tipo de café que você gosta e a sua rotina.
Existem diversos tipos de cafeteira elétrica e manual que proporcionam um excelente café. É possível encontrar modelos de todos os tamanhos e tipos. Fizemos uma lista com os principais tipos de cafeteiras e também algumas dicas para te ajudar a escolher a sua.
Confira abaixo quais são os principais tipos de cafeteira:
Cafeteira de coador
Um dos modelos de cafeteiras mais tradicionais e populares no Brasil é a cafeteira de coador. Quem nunca viu a avó ou mãe passando um cafezinho no filtro de pano? Esse tipo de cafeteira se destaca por ser uma forma prática de preparar um bom café. No mercado, é possível encontrar modelos com filtros de pano e filtros de papel e com recurso Timer, para controlar o tempo de preparo do café.
Cafeteira de expresso
Outro modelo tradicional é a cafeteira de expresso, que é um dos tipos de cafeteiras mais populares em todo o mundo. Como o nome já indica, a principal característica do modelo é a praticidade. Em poucos segundos, o café está pronto! Há modelos disponíveis do manual ao automático.
Também há a opção de cafeteira de expresso em cápsula que faz um enorme sucesso atualmente. Basta encher o reservatório de água, colocar a cápsula no compartimento indicado e pronto! Em segundos, o seu café está pronto! As cápsulas podem ser compradas em supermercados e cafeterias nos mais variados sabores e tipos de café.
Cafeteira italiana
A cafeteira italiana, também conhecida como Moka, é bastante tradicional na casa de italianos e descendentes. O modelo é parecido com a cafeteira de expresso, funcionando por meio da pressão de água, algo parecido com a panela de pressão. Isso faz com que o café fique mais forte e se preserve ao máximo do seu sabor.
Cafeteira francesa
A cafeteira francesa, também conhecida como prensa francesa, é outro tipo de cafeteira bastante popular pelo mundo. A sua principal característica é a facilidade no preparo do café.
Os modelos franceses não usam filtros de papel e são manuais. Os grãos de café passam por um filtro metálico e ao acrescentar água, a máquina faz a infusão e prepara o café em poucos minutos. O método de preparo das cafeteiras francesas preserva os óleos naturais do café, dando um toque a mais de sabor na bebida.
Cafeteira turca
A cafeteira turca é um dos modelos mais antigos para o preparo de café. Tanto que o modelo é considerado patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO. Com um método de extração simples, o café é preparado no cezve, uma espécie de panelinha.
O pó é fervido com a água e são geralmente adicionadas especiarias no preparo como a canela. O método permite que o café concentre mais cafeína e tenha um sabor mais amargo.
Como escolher uma cafeteira?
Na hora de escolher uma cafeteira, você precisa saber qual é o tipo de café que você mais gosta. Se você ainda não sabe ou quer experimentar outras formas de preparo da bebida, visite cafeterias para provar café das mais variadas formas.
Depois disso, priorize a compra de uma cafeteira que seja ideal para preparar o tipo de café que você gosta. Quem gosta de um café mais intenso, por exemplo, pode optar pela cafeteira expresso, turca ou italiana, já quem gosta de um café mais suave, pode dar preferência a cafeteira de coador.
Para não errar, nunca compre a cafeteira pelo design, é óbvio que o aparelho pode combinar com a sua decoração, mas esse não deve ser o objetivo principal para sua escolha. Então, busque comprar uma cafeteira que combine com o seu estilo de café e facilite a sua rotina.
Se você precisa de rapidez no preparo, busque por modelos mais práticos, agora se você gosta de tirar um tempo para preparar o café e esperar para ele ficar pronto, você pode apostar nos modelos manuais, que aplicam métodos diferentes.
0 Comentários