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Como ser um infoprodutor? Do planejamento à prática!


Quando você aprende como ser um infoprodutor, fica mais fácil de aumentar o seu faturamento na internet, tornar-se referência na área e potencializar as chances de crescimento.


Faz sentido para você? 


Então, continue conosco. Aqui, você descobrirá:


  • o que é um infoprodutor;

  • como ser um infoprodutor;

  • melhores ferramentas para infoprodutores. 


Boa leitura! 

O que é um infoprodutor? 

Em suma, os infoprodutores são pessoas que criam materiais valiosos e os disponibilizam no meio online para que os clientes acessem e/ou comprem. Entre os principais produtos, podem-se destacar: e-books, webinars e vídeos. 


Para tal, qualquer pessoa que tenha algum conhecimento e que possa solucionar o “problema” de outra, pode se tornar um infoprodutor. 


De maneira geral, professor, confeiteiro, expert em cuidados com a casa, cabeleireiro, advogado, nutricionista e maquiador podem criar e compartilhar um conteúdo na internet. 


Basta escolher um tema que domina, criar o seu material e aprender a divulgar ou vender isso para sua audiência, lembrando que alguns conteúdos são gratuitos (básicos) e outros são pagos (aprofundados). 

Afinal, como ser um infoprodutor? 

A seguir, elencamos as principais dicas para ser um infoprodutor:


  • defina seu nicho de atuação;

  • produza o infoproduto;

  • use as redes sociais a seu favor;

  • avalie a plataforma de hospedagem do infoproduto;

  • faça o lançamento do infoproduto;

  • facilite seu trabalho com ferramentas práticas.


Vem com a gente entender cada uma delas! 

Defina seu nicho de atuação

Em síntese, nicho de mercado é uma estratégia de segmentação, isto é, um setor específico em que um infoprodutor pode atuar e obter alto nível de conhecimento, tornando-se referência para os clientes. 


Assim, foge-se da alta concorrência ao focar os esforços no público que você quer atender, além de aproveitar todos os benefícios da segmentação de mercado. 


Alguns tipos de nicho de mercado para infoprodutores são: 


  • aposentadoria;

  • artes;

  • artesanato;

  • astrologia;

  • astronomia;

  • beleza;

  • bicicleta;

  • caligrafia;

  • carreira;

  • casamentos;

  • celebridades;

  • cerveja;

  • churrasco;

  • ciência;

  • cinema;

  • confeitaria;

  • corrida;

  • costura;

  • criptomoedas;

  • culinária;

  • cupons de desconto;

  • dança;

  • data Science;

  • desenhos para colorir;

  • design de interiores;

  • design gráfico;

  • divórcio;

  • edição de vídeo;

  • educação;

  • eletrônica;

  • empreendedorismo;

  • ENEM;

  • energia solar ;

  • engenharia;

  • engenharia Civil;

  • entretenimento;

  • escrita;

  • espiritualidade;

  • esportes;

  • eSports;

  • excel;

  • filhos;

  • filmes;

  • finanças pessoais;

  • física;

  • física quântica;

  • fotografia;

  • freelancer;

  • gadgets;

  • geografia;

  • gravidez;

  • imóveis;

  • inteligência artificial;

  • investimentos;

  • jardinagem;

  • licores;

  • jardinagem;

  • K-Pop;

  • línguas;

  • literatura;

  • livros;

  • loja Virtual;

  • mágica;

  • maquiagem;

  • maratonas;

  • marcas;

  • marcenaria;

  • marketing;

  • marketing pessoal;

  • massagem;

  • maternidade;

  • MBA;

  • meditação;

  • meio ambiente;

  • miniaturas;

  • moda;

  • música;

  • negócios;

  • nutrição;

  • paisagismo;

  • pele;

  • pesca;

  • pets;

  • pintura;

  • poker;

  • política;

  • pousadas;

  • produtividade;

  • profissões;

  • programação;

  • psicologia;

  • realidade aumentada;

  • receitas fáceis;

  • receitas fit;

  • redes sociais;

  • relacionamentos;

  • religião;

  • restaurantes;

  • RH;

  • robôs;

  • SEO;

  • stand up

  • startups;

  • teatro;

  • tecnologia.


2- Produza o infoproduto 

Com o nicho escolhido, o próximo passo é produzir um infoproduto, divulgar o material no ambiente online e, claro, lucrar com as vendas dele. 


Didaticamente, o infoproduto é qualquer conteúdo que dê orientações sobre um determinado tema e que possa ser adquirido, recebido e usado integralmente na internet. 


Por exemplo, a EAD Plataforma fez um e-book gratuito sobre como criar e gerir seu curso online


Acesse e inspire-se com este material. 


Adicionalmente, recomenda-se usar estes formatos: 


  • e-books; 

  • infográficos;

  • webinars;

  • planilhas;

  • templates; 

  • quiz;

  • vídeos.


Por falar em vídeos, 54% dos clientes afirmam que pretendem assistir mais conteúdos audiovisuais da sua marca preferida, segundo este relatório da Hubspot


Portanto, podemos concluir que trata-se de uma ótima estratégia de marketing digital. 

3- Use as redes sociais a seu favor 

Crie posts, vídeos e lives, pois isso ajuda a divulgar o trabalho de maneira prática e didática na internet. 


A propósito, vale lembrar que é vital produzir conteúdos originais e contínuos. 


Tendo isso em mente, esqueça aquela velha prática de compartilhar seu material somente antes ou durante o lançamento de sua solução. 


Ou seja: mantenha uma comunicação constante com o público.


Afinal, quanto mais próximo da sua audiência, mais fácil será para gerar bons resultados. 


Em paralelo, use outros canais de divulgação, como: blog, mídia paga e redes sociais. 


Quer mais? Confira este vídeo e veja sete dicas para bombar a sua página: 


https://www.youtube.com/watch?v=F1_BWlQpECM 

4- Avalie a plataforma de hospedagem do infoproduto 

O próximo passo exige que você redobre a atenção para avaliar a plataforma de hospedagem do infoproduto. 


Se for um curso online, por exemplo, recomenda-se analisar os seguintes fatores:


  • infraestrutura de vídeos;

  • segurança da plataforma;

  • personalização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA);

  • gestão dos alunos;

  • controle financeiro descomplicado. 

5- Faça o lançamento do infoproduto 

Existem algumas maneiras de executar este lançamento. 


Basicamente, a fórmula de lançamento é uma das mais famosas aqui no Brasil. 


Contudo, lembre-se de estudar todas as etapas do processo para que você alcance os resultados desejados. 

6- Facilite seu trabalho com ferramentas práticas 

Implementar o uso de ferramentas na rotina de um infoprodutor só traz benefícios, tais como: maior precisão nos dados, planejamento mais eficaz e produção acelerada. 


Um bom exemplo disso é a plataforma de educação a distância, que permite usar uma metodologia pedagógica em seu negócio. 


Outra solução é o Canva, que dá autonomia para que o usuário crie gráficos de mídia social, apresentações, infográficos e e-books. 

Já sei como ser um infoprodutor, e agora? 

O próximo passo é com você: crie um material de qualidade, conquiste sua audiência, trabalhe em seu infoproduto e faça um lançamento de sucesso. 


Não deixe de acompanhar suas ações de perto, reunindo dados essenciais que identificam eventuais gargalos e pontos fortes da sua estratégia. 


Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.


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