Empreender é o desejo de muitas pessoas, mas o que a maioria não sabe é que isso envolve uma série de fatores e uma dedicação ininterrupta, independente do ramo de atuação que pretende seguir. Porém, não existe uma fórmula mágica para o sucesso, e sim ações e atitudes que devem ser tomadas para evitar o fracasso.
Segundo o Mapa das Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia, 359 mil empreendimentos foram abertos somente em 2022. Mas, em contrapartida, 153 mil empresas encerraram suas atividades nesse mesmo período. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), existem atualmente no Brasil mais de 14 mil startups cadastradas em sua base.
Mas, ao mesmo tempo que o cenário é promissor, algumas companhias não conseguem superar as dificuldades do dia a dia e pedem falência. Um estudo desenvolvido pela CB Insights, mostra que 38% das startups faliram por conta de falta de dinheiro ou dificuldade de conseguir investimentos; 35% não têm produto market-fit; 20% não conseguem competir com a concorrência; 19% não acertam no modelo de negócio; 18% têm dificuldade com desafios regulatórios; e 15% têm problemas de preços.
Para evitar que isso aconteça é muito importante que os empreendedores compartilhem seus anseios e dúvidas com especialistas do setor para que eles possam orientá-los de maneira assertiva. Por isso, os atores do ecossistema e os hubs de inovação precisam trabalhar lado a lado com esses profissionais e principalmente, compartilhar os erros durante o processo de criação e desenvolvimento de novos negócios, já que eles são comuns a todos, mas pouco se fala sobre esse assunto.
Isso acontece principalmente porque o ato de errar, para muitos, é sinônimo de fracasso e, por conta disso, os fatores que desencadearam tal fato não são divididos com outros fundadores. Diante desse cenário, o papel das incubadoras, aceleradoras e investidores é direcioná-las para criar projetos de fato inovadores e aprender com suas falhas. Com o compartilhamento de experiências (boas e ruins) muitos erros podem ser evitados. Por conta disso, contar com parceiros ideais, de extrema confiança e competentes, faz toda a diferença no sucesso dos negócios.
Portanto, você, empreendedor que está começando, esteja aberto a novas oportunidades, a direcionamentos diferentes do que estava acostumado e absorva importantes aprendizados, que serão muito ricos para o decorrer da sua jornada, já que o caminho para o sucesso é único, mas para o erro, não.
Pense nisso!
* Denis Ferrari, é CEO da Azys, primeira aceleradora de inovação independente do Brasil
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