Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Compras de alimentos e bebidas online duplicam em um ano, aponta pesquisa

Pexels

Estudo mostrou que praticidade na hora das compras é um dos principais motivadores para os clientes fazerem o mercado a distância

As compras online já estavam ganhando a preferência dos consumidores, mas durante a pandemia se tornaram a melhor opção para quem não queria se expor à contaminação para fazer as compras.

 

Nesse contexto, a modalidade do supermercado online cresceu e atraiu muita gente que antes tinha receio de escolher seus produtos à distância, e tudo indica que esse hábito promete continuar daqui para frente.

 

É o que mostra uma pesquisa da NielsenIQ Ebit, que constatou um aumento na compra de alimentos e bebidas pela internet.

Compra do mês pela internet

Comprar online e pelo aplicativo aquele prato do restaurante favorito, uma pizza para receber os amigos ou um lanche suculento já era muito comum, mesmo antes da pandemia. Porém, fazer a compra do mês à distância ainda não era um hábito para os brasileiros.

 

No entanto, o estudo Webshoppers, da NielsenIQ Ebit, mostrou que houve um aumento das compras online de alimentos e bebidas no primeiro semestre de 2022, se comparado ao mesmo período no ano anterior.

 

Esse aumento foi de 128%, mostrando que, mesmo sem as restrições da pandemia, muita gente assumiu esse hábito para a vida. Ou seja, muita gente segue fazendo suas compras do mês ou da semana à distância.

 

O iFood, um dos principais players do setor de entregas de comida, criou até mesmo uma setorização apenas para itens de feira. Assim, você pode fazer a feira sem sair de casa e receber os produtos fresquinhos.

 

De acordo com uma análise da própria empresa, é possível listar os alimentos e bebidas de mercado mais pedidos pelo iFood. São eles, em ordem decrescente:

 

  1. leite;
  2. banana;
  3. óleo;
  4. macarrão instantâneo;
  5. limão.

 

Como é possível notar, todos os itens são de uso comum na cozinha, mostrando que as compras de mercado pelos aplicativos já fazem parte da rotina dos clientes.

Pedidos de pratos prontos segue unânime

Mesmo assim, de acordo com o estudo Webshoppers, a maioria (63%) ainda utiliza os aplicativos para pedir comida pronta, sendo que essa era a principal funcionalidade desse formato até pouco tempo atrás.

 

Porém, a quantidade de pessoas que utilizam os aplicativos para fazer mercado também vem crescendo —  31% de todos os usuários já optam por essa facilidade.

 

Considerando o mercado das compras online, o setor de alimentos e bebidas é um dos mais significativos, ficando em segundo lugar, atrás apenas dos itens de casa e decoração, que são o top 1 do segmento de pedidos pela internet ou por aplicativos de compras.

Preferência pela comodidade

Além das análises de crescimento dessa modalidade de compra, outro ponto bastante relevante que a pesquisa mostrou é que o maior fator motivante das pessoas na hora de fazer mercado online é a praticidade.

 

Em qualquer tipo de compra online, o fator praticidade é um dos mais relevantes, porém, dependendo do setor, o valor mais baixo na internet é ainda mais motivador para o cliente.

 

No caso da compra de alimentos e bebidas online, o que os dados mostraram é que as compras são feitas principalmente de terça a sábado, indicando que as pessoas utilizam o formato em sua rotina, buscando mais facilidade e praticidade.

 

Ainda de acordo com o estudo, esse é o principal motivo: 65% afirmam que a comodidade é a principal razão para fazerem compras de supermercado pelos aplicativos de delivery e 47% salientam a economia de tempo.

 

Além desses motivos, as promoções especiais motivam 59% das pessoas a comprarem pelos aplicativos, sendo frete grátis o benefício preferido das pessoas (79%), isso sem falar na entrega rápida (42%).

 

Ou seja, na pandemia ou não, o hábito de comprar online chega para dar mais praticidade no dia a dia, conquistando muitos brasileiros.

Postar um comentário

0 Comentários