Pexels Estudo mostrou que praticidade na hora das compras é um dos principais motivadores para os clientes fazerem o mercado a distância A...
Pexels
Estudo mostrou que
praticidade na hora das compras é um dos principais motivadores para os
clientes fazerem o mercado a distância
As compras online já estavam ganhando a preferência dos
consumidores, mas durante a pandemia se tornaram a melhor opção para quem não
queria se expor à contaminação para fazer as compras.
Nesse contexto, a modalidade do supermercado
online cresceu e atraiu muita gente que antes tinha receio de
escolher seus produtos à distância, e tudo indica que esse hábito promete
continuar daqui para frente.
É o que mostra uma pesquisa da NielsenIQ Ebit, que constatou
um aumento na compra de alimentos e bebidas pela internet.
Compra do mês pela internet
Comprar online e pelo aplicativo aquele prato do restaurante
favorito, uma pizza para receber os amigos ou um lanche suculento já era muito
comum, mesmo antes da pandemia. Porém, fazer a compra do mês à distância ainda
não era um hábito para os brasileiros.
No entanto, o estudo Webshoppers, da NielsenIQ Ebit, mostrou
que houve um aumento das compras online de alimentos e bebidas no primeiro
semestre de 2022, se comparado ao mesmo período no ano anterior.
Esse aumento foi de 128%, mostrando que, mesmo sem as
restrições da pandemia, muita gente assumiu esse hábito para a vida. Ou seja,
muita gente segue fazendo suas compras do mês ou da semana à distância.
O iFood, um dos principais players do setor de entregas de
comida, criou até mesmo uma setorização apenas para itens de feira. Assim, você
pode fazer a feira sem sair de casa e receber os produtos fresquinhos.
De acordo com uma análise da própria empresa, é possível
listar os alimentos e bebidas de mercado mais pedidos pelo iFood. São eles, em
ordem decrescente:
- leite;
- banana;
- óleo;
- macarrão instantâneo;
- limão.
Como é possível notar, todos os itens são de uso comum na
cozinha, mostrando que as compras de mercado pelos aplicativos já fazem parte
da rotina dos clientes.
Pedidos de pratos prontos segue unânime
Mesmo assim, de acordo com o estudo Webshoppers, a maioria
(63%) ainda utiliza os aplicativos para pedir comida pronta, sendo que essa era
a principal funcionalidade desse formato até pouco tempo atrás.
Porém, a quantidade de pessoas que utilizam os aplicativos
para fazer mercado também vem crescendo —
31% de todos os usuários já optam por essa facilidade.
Considerando o mercado das compras online, o setor de
alimentos e bebidas é um dos mais significativos, ficando em segundo lugar,
atrás apenas dos itens de casa e decoração, que são o top 1 do segmento de
pedidos pela internet ou por aplicativos de compras.
Preferência pela comodidade
Além das análises de crescimento dessa modalidade de compra,
outro ponto bastante relevante que a pesquisa mostrou é que o maior fator
motivante das pessoas na hora de fazer mercado online é a praticidade.
Em qualquer tipo de compra online, o fator praticidade é um
dos mais relevantes, porém, dependendo do setor, o valor mais baixo na internet
é ainda mais motivador para o cliente.
No caso da compra de alimentos e bebidas online, o que os
dados mostraram é que as compras são feitas principalmente de terça a sábado,
indicando que as pessoas utilizam o formato em sua rotina, buscando mais
facilidade e praticidade.
Ainda de acordo com o estudo, esse é o principal motivo: 65%
afirmam que a comodidade é a principal razão para fazerem compras de
supermercado pelos aplicativos de delivery e 47% salientam a economia de tempo.
Além desses motivos, as promoções especiais motivam 59% das
pessoas a comprarem pelos aplicativos, sendo frete grátis o benefício preferido
das pessoas (79%), isso sem falar na entrega rápida (42%).
Ou seja, na pandemia ou não, o hábito de comprar online
chega para dar mais praticidade no dia a dia, conquistando muitos brasileiros.
Nenhum comentário