A ocorrência de um acidente ou doença pode ser algo que por si só já levanta a preocupação de um indivíduo, ainda mais de acordo com a gravidade de cada um desses eventos. Mas existe também a possibilidade de uma sequela, tal como uma dor crônica.
Algo que está longe de se resolver com o uso de um simples analgésico, sendo uma aflição específica que pode acompanhar uma pessoa por meses, ou até mesmo anos, implicando assim em uma baixa qualidade de vida, assim como alguma performance pessoal.
O que pode atrapalhar o desempenho de alguém no seu trabalho, afinal, como focar em uma atividade quando o seu corpo vive em constante estado de dor? Situação essa que acaba sendo uma preocupação do meio profissional, diante dos impactos a serem sofridos.
Cenário esse a fazer com que uma companhia possa procurar por laudo ergonômico preço, de forma a ter acesso a um documento que ateste a qualidade e segurança de trabalho oferecida por uma empresa, a estabelecer assim uma boa relação com seu time.
Sem que nenhum tipo de acidente de trabalho ou qualquer tipo de impacto a longo prazo possa prejudicar o empenho da equipe de colaboradores de uma empresa, o que diretamente pode afetar também o seu desempenho no mercado.
Mas saindo do campo profissional, a presença de uma dor crônica pode afetar a vida de um indivíduo em muitos outros sentidos, sendo também algo capaz de trazer grandes impactos para a sua saúde mental, já que casos de vícios e depressão podem se mostrar visíveis.
Tudo isso como consequência de uma dor crônica não tratada corretamente. Enfermidade que inclusive pode aumentar caso não seja adotado o tratamento indicado, sendo algo que pode passar pelos mais diferentes tipos de sistemas do corpo humano.
Sendo importante até mesmo a realização constante de uma avaliação de ruído para conforto acústico em uma obra ou em qualquer tipo de espaço que lide com altas densidades de volume, como um estúdio de música ou a montagem de um festival.
Isso porque esse contato direto e constante com alto decibéis podem não só prejudicar a capacidade sonora de alguém como resultar em danos irrecuperáveis aos canais auditivos, resultando assim em dores e tinidos constantes nesta região.
Cada um desses sintomas podem ser taxados como caso de uma dor crônica, sendo importante conhecer melhor esse tipo de conceito, para que assim seja possível buscar por um possível tratamento.
Como se define uma dor crônica?
O conceito de dor pode ser definido como uma experiência sensorial de incômodo, sendo uma resposta natural do corpo a algo que possa estar causando algum tipo de mal para esse sistema, o que passa por uma doença assim como um leve impacto.
Essa mesma variedade de casos também se relaciona com uma multiplicidade de níveis de dor, como um leve incômodo ao esbarrar no sofá, uma sensação mais dolorosa ao bater o dedo na quina de um sofá, assim como uma aflição mais profunda de uma queimadura.
Acidentes diversos podem ocorrer em casa, mas também em um ambiente de trabalho, o que faz com que serviços de reformas e construções tenham tamanha preocupação em manter um local seguro para as atividades dos seus funcionários.
Mas enquanto algumas dores são passageiras, existem aquelas que podem durar por dias, semanas ou até meses. Inclusive é a partir dessa longevidade que é possível definir o tipo de dor.
Uma dor aguda pode ser como aquela onde sua duração ocorre por entre um ou dois meses, normalmente sendo uma consequência de algum tipo de acidente. Desde algo maior como uma batida de carro ou até mesmo ocorrências leves, como uma queda.
No entanto, a partir de um período no qual os profissionais de saúde definem entre três a seis meses, esse tipo de dor deixa de ser taxado simplesmente como uma dor aguda, passando então a ser determinado como uma dor crônica.
Caso que pode estar documentado em um aso atestado de saúde ocupacional como algo que impeça um profissional de empenhar suas atividades. Tudo por causa da continuidade da presença de uma dor específica que ocorra junto ao corpo de um indivíduo.
Dor essa que costuma estar associada a uma inflamação ou disfunção apresentada pelos nervos, que não só podem demorar a se curar, como sem o tratamento correto pode se tratar de um tipo de dor capaz de aumentar, prejudicando assim sua qualidade de vida.
Diferente de outros sintomas diretos, a dor costuma ser algo ao qual um profissional de saúde raramente consegue definir, com essa responsabilidade sendo exclusivamente dos próprios pacientes, que informam ao seu médico o seu nível de dor sentida.
Baseado nessa descrição, ao lado da região onde esse incômodo pode estar ocorrendo, um profissional de saúde pode ter uma melhor noção sobre o que pode estar causando esse tipo de dor. Um diagnóstico a ser revelado através de exames especificados.
Questão que pode ser definida também com base no diálogo a aberto com os pacientes, identificando assim se suas dores de cabeça estão atreladas ao trabalho em uma fábrica ou ao fato de ouvir música em alto volume no carro, com um potente alto falante automotivo.
Após a abertura desse diálogo é possível direcionar esse indivíduo para um especialista em dores ou até mesmo para um profissional focado na região do corpo no qual esse tipo de dor possa se mostrar presente.
E quando se fala sobre os tratamentos a serem adotados, existe um amplo leque de possibilidades que costumam acompanhar também as razões variadas para o surgimento desse tipo de dor.
Terapias úteis para um tratamento contra dores
A presença de uma dor crônica no cotidiano de uma pessoa pode prejudicá-la de diversas maneiras, seja no seu trabalho ou na sua vida pessoal, já que uma recorrente dor na coluna torna difícil para alguém brincar no parque com seus filhos ou pets, por exemplo.
Em frente a esses fortes sintomas é preciso recorrer a um tratamento que possa ser útil tanto para acabar com essas dores como para amenizá-las, fazendo com que essa pessoa consiga conviver ao menos com um simples incômodo no lugar de dores agonizantes.
Entre as opções de tratamento é possível destacar:
Prática de exercícios
Muitas dores podem ser causadas por algum tipo de enrijecimento dos músculos, resultado de uma doença ou falta de movimentação. Como solução para isso a prática constante de exercícios pode se revelar como uma atividade positiva, agilizando até mesmo a cura.
Fisioterapia
A fisioterapia surge como uma aplicação mais específica da prática de exercícios, com a adoção de uma série de práticas definidas por profissionais de saúde para tratar melhor de algum problema de origem física.
Pois da mesma forma em que uma ducha oftálmica pode aumentar o nível de segurança de uma indústria química em relação aos seus funcionários, o ato de recorrer a uma fisioterapia pode aumentar a proteção do organismo contra uma série de dores.
Isso ao lado de uma pluralidade também de tipos de fisioterapias, entre elas:
- Fisioterapia aquática;
- Fisioterapia cardiovascular;
- Fisioterapia esportiva;
- Fisioterapia neurofuncional.
Auxílio que pode ser útil tanto para um atleta no futebol como para uma pessoa em relação ao seu trabalho como entregador, com ambos os exemplos lidando com um constante esforço físico por parte dessa pessoa.
Acupuntura
Tratamento de origem chinesa, essa terapia com agulhas estimula pontos específicos do corpo, facilitando inclusive a cura do corpo, reduzindo o impacto sentido por algumas dores, inclusive aquelas de definição crônica.
Descanso adequado
A repetição de certos movimentos pode ser responsável por certas dores, sendo importante então contar com um repouso adequado, com esse período de descanso sendo algo a ser visto com o mesmo valor para uma empresa como ao seu laudo de acessibilidade.
Destacando dessa forma o empenho de uma companhia em oferecer as melhores condições de trabalho aos seus profissionais.
Dietas essenciais
Uma alimentação adequada também pode ser uma forma de evitar o alastramento de certas dores em seu corpo, recorrendo ao consumo de alimentos com qualidades analgésicas, facilitando assim o processo de recuperação, evitando os impactos de uma dor crônica.
Neuroestimulação
Por fim é possível citar uma opção que surge após a falha de todas as alternativas citadas acima, sendo o caso de um tratamento conhecido como Estimulação da Medula Espinhal. Procedimento que funciona a partir da liberação de estímulos elétricos na espinha.
Um tratamento invasivo, mas que pode ser a solução contra a presença dessas dores constantes.
O mais importante então é recorrer à opção correta, que ajude um indivíduo a se livrar de suas dores, da mesma forma em que um sistema de climatizador evaporativo pode evitar o clima quente e seco de um ambiente, facilitando o trabalho ali a ser realizado.
E com o tratamento correto de uma dor crônica é possível que uma pessoa consiga voltar ao seu estilo anterior de vida, sem que qualquer tipo de dor lhe tire sua paz.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
0 Comentários