Últimas:

latest

Adsense

Saiba quando a dor de cabeça pode ser sinal de problema odontológico

Especialista da Anhanguera explica consequências da mastigação incorreta Ocasionada por estresse, sono irregular, alimentação inadequada, in...

Especialista da Anhanguera explica consequências da mastigação incorreta

Ocasionada por estresse, sono irregular, alimentação inadequada, infecções e diversos outros fatores, a dor de cabeça é frequente na vida de muitas pessoas. Entretanto, apesar de menos associado, o incômodo também pode ser originado por problemas odontológicos. Estalos no ouvido ao abrir e fechar a boca e dores frequentes na articulação da mandíbula, além da cefaleia, podem ser indícios do Distúrbio da Articulação Temporomandibular (DTM) ou mordida errada. Este mecanismo funciona como uma comunicação entre a mandíbula e o crânio, responsável pelos movimentos da boca e da face; quando há desequilíbrio neste sistema ocorre a DTM.

“A mordida considerada normal é aquela em que os dentes, músculos e articulações faciais se movimentam em simetria, sem que um afete o funcionamento do outro. Esta harmonia ocorre sem alterar a fala, respiração, mastigação e deglutição”, explica a dentista e coordenadora do curso de Odontologia da Anhanguera, Thamyris Domingos. Esta má oclusão é uma decorrência do mau desenvolvimento dessas estruturas.

Thamyris explica que diversos fatores costumam ocasionar esta condição. “As causas variam bastante e precisam ser investigadas em consultório, mas geralmente observamos as questões hereditárias, bruxismo (o hábito de ranger os dentes, geralmente à noite), estresse e ansiedade, próteses e restaurações inadequadas, mau alinhamento dos dentes, respiração pela boca e o hábito de usar chupeta”, afirma a docente.

Quando a pessoa desconfia sofrer de DTM ou apresenta alguns dos sintomas típicos do problema, o dentista é o profissional mais indicado para fazer a primeira avaliação e encaminhar para o tratamento adequado que pode ser realizado de diferentes maneiras. “Há diversas abordagens, como odontológica, fisioterápica e também psicológica, quando há envolvimento de questões emocionais que levam ao vício de pressionar os dentes, por exemplo”, orienta Thamyris.

A coordenadora da Anhanguera recomenda que o processo seja multidisciplinar. “O cirurgião dentista deve comandar o tratamento, mas sempre que necessário outros profissionais devem participar. Há, inclusive, alterações hormonais que podem influenciar no tratamento. Dependendo das reclamações específicas do paciente, o processo pode incluir psicólogo, fonoaudiólogos, endocrinologistas e até mesmo neurologistas” conclui.

ANHANGUERA

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse Kroton.

Nenhum comentário