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Em podcast, jovens relatam como a ciência os ajudou a transformar sua realidade

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) lança hoje (29/03) a série  Jovens transformadores . São oito episódios de podcast con...

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) lança hoje (29/03) a série Jovens transformadores. São oito episódios de podcast contando a história de estudantes que, através de projetos de pesquisa científica e tecnológica, criaram soluções inovadoras para problemas de suas comunidades, cidades e países.

É o caso de Ygor Requenha Romano, estudante de uma escola pública de Rondônia que, com 18 anos, uniu-se ao zelador da instituição para solucionar a falta de água potável com que sofriam as populações ribeirinhas locais. Ele desenvolveu uma máquina de tratamento de água movida à energia solar, que custa apenas mil reais e atende até cinquenta pessoas.

Outro exemplo é Ana Clara Cassanti, hoje professora na Universidade Livre de Amsterdam, na Holanda. Aos 17 anos, a paulista fundou a Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric), Organização Não-Governamental que visa incentivar o envolvimento de jovens com a ciência e democratizar seu acesso.

Para a coordenadora geral da FEBRACE, a professora Roseli de Deus Lopes, essas histórias evidenciam o poder transformador da educação e do conhecimento científico: “A série mostra que o conhecimento científico não é privilégio de poucos. Vemos isso nas feiras de ciências, que reúnem centenas de estudantes e docentes engajados na transformação da realidade, e agora todos podem perceber isso escutando seus relatos.”

Incentivo ao conhecimento científico — Segundo levantamento do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), grande parte dos jovens (67%) se interessa por ciência e tecnologia, mas poucos conhecem os mecanismos e as possibilidades da produção científica no Brasil. Apenas 26% disseram pesquisar sobre o tema com frequência e somente 12% souberam citar o nome de instituições nacionais dedicadas à pesquisa.

O distanciamento do jovem da ciência, de suas áreas e aplicações evidencia a necessidade de incentivar sua participação. Para Lopes, chamar atenção para projetos científicos e seus resultados diretos na comunidade pode ser útil para reverter este cenário: “Conhecer as histórias de quem mudou sua vida com a ciência pode mostrar caminhos muito interessantes, que não tinham sido cogitados antes e têm o potencial de transformar a realidade e futuro do aluno e sua comunidade.”

Mentes criativas, soluções inovadoras — Com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a série Jovens transformadores é a segunda parte do programa Mentes criativas, soluções inovadoras, que relata a trajetória e experiências de estudantes que passaram pela FEBRACE.

Disponibilizados às terças-feiras, os episódios são divulgados pelo siteFacebook e Instagram da FEBRACE e estão disponíveis nas principais plataformas de podcast no canal “FEBRACE Inspiradores”. Lá, também pode ser conferida a primeira série do programa, Mulheres na ciência, que conta com oito episódios sobre o envolvimento feminino com ciência e tecnologia.

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é a maior mostra brasileira de projetos científicos em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Saiba mais em: FEBRACE

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