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E-commerce no Nordeste tem alta de 24,67% em fevereiro de 2022, ante o mesmo mês do ano passado, revela o índice MCC-ENET

As vendas praticadas pela internet seguem em evolução no Nordeste. Ao comparar os meses de fevereiro (2022 e 2021), o setor registrou crescimento de 24,67%. O faturamento, seguindo a mesma análise comparativa, teve alta de 18,67%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Continuando com o mesmo período de comparação, na composição regional, o Nordeste ocupou a vice-liderança, ficando atrás somente do Norte (24,99%). As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Centro-Oeste (21,68%); Sul (19,88%); e Sudeste (11,53%).

“A performance do e-commerce nordestino em fevereiro de 2022 mantém o cenário de crescimento dos últimos tempos. O faturamento online cresceu no mês, comparado ao mesmo período do ano passado, 18,67%%, o que é coerente com a expectativa de termos um crescimento para 2022 de 10 a 15% do volume faturado”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online no Nordeste

Já no comparativo de vendas online, entre fevereiro e janeiro, houve uma queda de (−13,74%) no Nordeste. Mas, no acumulado dos últimos 12 meses, segue em ampla expansão: 25,45%.

O desempenho das demais regiões no acumulado dos últimos 12 meses foi da seguinte forma: Centro-Oeste (23,72%); Norte (22,54%); Sul (21,19%); e Sudeste (9,45%).

Faturamento do Nordeste

O faturamento do setor teve variação negativa de (−14,94%), no comparativo entre fevereiro e janeiro.

Ao comparar as regiões, no faturamento de fevereiro de 2022 ante o mesmo mês do ano passado, o desempenho foi: Sul (17,03%); Centro-Oeste (16,11%); Norte (7,73%); e Sudeste (7,37%).

A configuração regional, no acumulado dos últimos 12 meses, ficou da seguinte forma: Sul (30,71%); Centro-Oeste (30,25%); Nordeste (26,55%); Norte (22,81%); e Sudeste (18,16%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust | Movimento Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Clique aqui e confira o estudo completo.

O que é o MCC-ENET — É o resultado de uma parceria formada entre a Neotrust | Movimento Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas como para agentes do mercado e consumidores.

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