Integrada por 26 organizações acadêmicas e da sociedade civil, a Coalizão pela Vida promoverá um ato memorial em 24 de março de 2022 às 11h ...
Integrada por 26 organizações acadêmicas e da sociedade civil, a Coalizão pela Vida promoverá um ato memorial em 24 de março de 2022 às 11h da manhã em frente ao prédio da Prefeitura de São Paulo para:
– Homenagear as mais de 650 mil vítimas fatais da Covid-19 no Brasil e suas famílias;
– Protestar contra a omissão do poder público na implementação de medidas para proteger os mais pobres, os negros, os indígenas, as mulheres e a população LGBT+ e suas famílias e pela reintrodução da obrigatoriedade do uso de máscaras e distribuição gratuita de máscaras PFF2/N95 para utilização nos ambientes fechados;
– Cobrar da Câmara Municipal de São Paulo urgência na votação do PL 692/2021 e o apoio do prefeito Ricardo Nunes ao projeto. Elaborado pela Coalizão pela Vida, a proposta institui o Programa Municipal de Proteção da População contra a Covid-19;
– Entregar ao Prefeito nosso quinto pedido de audiência, uma vez que Ricardo Nunes ignorou nossas quatro solicitações anteriores, e um documento com propostas para a gestão municipal combater as desigualdades da pandemia, priorizando prevenção e apoio aos sequelados, sobretudo os mais pobres.
Estarão presentes no evento membros da Coalizão Pela Vida e representantes de entidades da sociedade civil, incluindo os movimentos negro e de moradia. No ato, haverá um cenário com uma montagem simbólica em homenagem aos mortos pela pandemia e seus familiares e mapas mostrando a desproporção vexaminosa nas mortes por Covid-19 no coração econômico do país entre pobres e ricos e negros e brancos. Há dois anos, em março de 2020, o Brasil registrava suas primeiras mortes por Covid-19.
Contexto
A Coalizão pela Vida foi criada em 8 de abril de 2021 como resposta da comunidade acadêmica e da sociedade civil ao quadro trágico da pandemia na cidade de São Paulo. Ante o abandono à própria sorte da população pobre aos efeitos nefastos da Covid-19, a iniciativa procura sensibilizar poder público, sociedade e mídia a priorizarem prevenção, combate às desigualdades e apoio aos sequelados no enfrentamento da pandemia.
Já aderiram à Coalizão 26 grupos de cidadãos e organizações acadêmicas e da sociedade civil das áreas de assistência social, comunicação, educação, habitação e urbanismo, infância e adolescência e saúde e movimentos negro, de mulheres e LGBTI+. No fim de abril de 2021, a iniciativa lançou o “Apelo Público da Coalizão pela Vida ao Prefeito de São Paulo”, que pode ser consultado no link:
https://acaoeducativa.org.br/apelo-publico-da-coalizao-pela-vida-ao-prefeito-de-sao-paulo/
Nenhum comentário