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E-commerce do Nordeste fecha o ano com alta de 56,91% no faturamento, revela o índice MCC-ENET

Com a mudança no comportamento do consumo, o Nordeste apresenta bons resultados no e-commerce. O faturamento do setor, no ano de 2021, teve ...

Com a mudança no comportamento do consumo, o Nordeste apresenta bons resultados no e-commerce. O faturamento do setor, no ano de 2021, teve expansão de 56,91%. Considerando o mesmo período, o crescimento das vendas online foi de 48,43%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Continuando com os dados do ano de 2021, mesmo com um bom resultado, o faturamento do Nordeste ficou em quarto lugar na composição regional, na frente somente do Sudeste (41,65%). As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Centro-Oeste (67,73%); Norte (61,13%); e Sul (57,97%).

“O forte crescimento das vendas online em 2021 revela um novo hábito do consumo, com migração de compras para a internet. No ano passado, não tivemos períodos críticos de confinamento e quarentena como em 2020, e, mesmo assim, os consumidores adotaram em maior proporção, as compras remotas”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online no Nordeste

Nas vendas praticadas pela internet, nota-se que na comparação entre o mês de dezembro de 2021, com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento no Nordeste foi de 23,69%. Já na avaliação entre dezembro e novembro, registrou variação negativa (−34,55%).

Na comparação regional, considerando o período de dezembro (2021 ante 2020), o Nordeste ficou em terceiro lugar. As duas melhores regiões posicionadas foram: Norte (32,70%); Centro-Oeste (26,55%); enquanto as duas últimas foram: Sul (15,24%); e Sudeste (11,99%).

Faturamento do Nordeste

O faturamento do setor teve crescimento de 20,03% em dezembro de 2021 frente ao mesmo período do ano anterior. Já na análise entre dezembro e novembro, teve queda de (−43,31%).

Ao avaliar o índice por região (dezembro de 2021 ante dezembro de 2020), o Nordeste ficou em penúltimo lugar, na frente somente do Sudeste (12,82%). As demais regiões tiveram os seguintes resultados: Centro-Oeste (27,68%); Norte (25%); e Sul (21,87%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Neotrust | Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Neotrust | Compre & Confie.

Confira o estudo completo neste link.

O que é o MCC-ENET — É o resultado de uma parceria formada entre o Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas como para agentes do mercado e consumidores.

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