Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Como fazer um sorvete caseiro cremoso: ingredientes, dicas e mais!

Seja para tornar momentos de diversão com os amigos mais interessantes, confraternizar com a família ou mesmo para saborear sozinho, o sorvete é uma opção de sobremesa gelada deliciosa. Apresenta uma infinidade de sabores e é feito de frutas, chocolates ou grãos, sendo ideal para todos os gostos.

Geralmente, quando vamos tomar sorvete nós recorremos às sorveterias, restaurantes ou supermercados, locais onde podemos encontrar a sobremesa de maneira facilitada. Ainda assim, o sorvete pode ser feito em casa, com ingredientes acessíveis e modo de preparo simples.

Neste artigo você conhecerá os ingredientes básicos para fazer um bom sorvete caseiro, além disso, apresentaremos dicas e informações úteis para que ele seja preparado da forma correta e fique ainda mais saboroso. Confira!

 

Ingredientes para fazer um bom sorvete caseiro

Para fazer um bom sorvete caseiro é necessária a utilização de alguns ingredientes básicos. Estes ingredientes vão tornar o sabor do sorvete ainda melhor, assim como, vão auxiliar para que a consistência do produto seja semelhante à dos sorvetes que compramos nas sorveterias e supermercados. Veja a seguir!

 

Creme de leite/ leite

A gordura é muito relevante no processo de produção de sorvete, fazendo do creme de leite uma fonte eficaz, capaz de melhorar o sabor do produto. Este ingrediente garante maior cremosidade, auxiliando na diminuição dos cristais de gelo e garantindo uma textura mais fina.

No caso do leite, é interessante saber que este auxilia na integração das bolhas de ar, proporcionando uma consistência mais espessa à sobremesa. As proteínas presentes no leite são importantes para a formação de espuma, assim como para a estabilização da estrutura do sorvete.

 

Açúcar

O açúcar é responsável por adoçar o sorvete, proporcionando controle durante o congelamento da sobremesa e evitando que o produto vire um gelo sólido. Além disso, o ingrediente garante a maciez para que este seja consumido e retirado da tigela de forma simples.

Além disso, o açúcar realça o sabor e garante uma textura suave, o que ajuda imensamente no ponto do congelamento acima citado. Não se esqueça de dosar as quantidades, uma vez que açúcar de mais pode deixar o sorvete mole ou muito doce e de menos pode endurecê-lo excessivamente ou deixá-lo sem sabor.

 

Xarope de milho

O Xarope de Milho, também conhecido como açúcar invertido, é utilizado para garantir a viscosidade, maciez e brilho da sobremesa, além de melhorar o seu sabor. Evita que o açúcar se cristalize, conferindo um sorvete suave, cremoso e mais durável, o que é relevante para o momento da produção.

Além disso, ao garantir a maciez, faz com que o sorvete seja retirado da embalagem de forma mais simples e rápida, estabilizando-o e reduzindo as possíveis bolhas de ar, o que deixa a massa da sua sobremesa caseira mais homogênea.

 

Leite condensado

O leite condensado é um produto feito através da eliminação da água presente no leite, juntamente com a adição de açúcar. Este ingrediente promove uma textura característica aos doces que o tem como base, além de realçar o sabor, garantindo bons resultados em sobremesas.

É comum em sorvetes caseiros, uma vez que proporciona o uso de menos água e diminui a probabilidade de haver crescimento de cristais de gelo. Além disso, este produto faz com que a sobremesa se mantenha na consistência correta, evitando seu endurecimento excessivo.

 

Água

A água está presente em todos os tipos de alimentos e faz parte de tudo aquilo que comemos ou bebemos. No caso dos sorvetes caseiros isto não é diferente, por meio da água é possível propiciar características a esta sobremesa que garantirão sua qualidade final.

Geralmente é incorporada nos sorvetes através dos demais ingredientes, como o leite, o leite condensado e as frutas. Sua função é dar suavidade e cremosidade à sobremesa, uma vez que também evita a formação de cristais de gelo, proporcionando uma textura eficaz e um sabor delicioso.

 

Sabor desejado

Os sabores de sorvete são extremamente diversos, por isso você poderá adicionar aquele que mais desejar, dependendo da receita escolhida. Cada receita caseira apresentará uma forma diferente de incorporar o sabor dos ingredientes, uma vez que existem inúmeras formas de fazer esta sobremesa.

Alguns sabores podem ser introduzidos através dos sorvetes, gelatinas e chocolates em pó, frutas, aromatizantes, geleias, chocolates ao leite, amargos ou meio amargos. Além destas, existem muitas outras formas e sabores, o interessante é escolher o de sua preferência para preparar um produto que agrade seu paladar.

 

Dicas na hora de preparo do sorvete caseiro

Agora que você já conhece os ingredientes básicos para fazer um sorvete caseiro e cremoso, vamos apresentar algumas dicas para que você possa produzir uma sobremesa deliciosa. Se atente para as informações, assim você garante um produto qualificado, consistente, aromático e com textura eficaz. Não deixe de conferir!

 

Dê preferência para ingredientes de boa qualidade

Ingredientes qualificados garantirão também a qualidade de sua sobremesa. É preferível selecionar opções um pouco mais caras, mas que proporcionarão um produto com a consistência, textura e sabores ideais, do que escolher ingredientes pouco conhecidos ou confiáveis e deixar sua sobremesa com uma qualidade ruim.

Sabendo disso, se atente para a confiabilidade das marcas dos ingredientes, desde o creme de leite/leite até a hora de dar sabor ao sorvete. Assim você evita gastos desnecessários para repetir as receitas e garante uma sobremesa deliciosa para o dia a dia.   

Além disso, ter uma sorveteira em casa pode ser bastante útil para quem procura preparar a sua sobremesa com mais praticidade. Veja quais são os modelos mais recomendados em as 10 melhores sorveteiras de 2022!

Postar um comentário

0 Comentários