Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Como fazer um consórcio de caminhão?

Seja para aumentar o patrimônio, seja para renovar a frota, um consórcio de caminhão é um tipo de compra que traz muitas vantagens, especialmente se você ainda não possui todo o dinheiro para o investimento.

Além disso, essa é uma modalidade de compra na qual permite obter um veículo de alto valor de forma bem planejada com baixo risco e sem juros.

Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer um consórcio de caminhão, confira esse artigo para acertar na sua decisão.

O que é um consórcio?

O consórcio é uma tipo de compra na qual um grupo de pessoas paga mensalmente parcelas referente a um bem, como um veículo ou casa.

Enquanto alguns outros tipos de créditos são fornecidos individualmente, o consórcio possui um fundo comum, organizado em grupos. Nele, todos os consorciados contribuem com um valor definido em contrato por certo período.

Ao comprar um bem por um consórcio, o participante tem liberdade de dividir o prazo conforme for melhor para o seu planejamento, já que não possui juros.

Como funciona um consórcio de caminhão?

Assim como é possível adquirir uma casa, um carro, uma moto, também é possível comprar um caminhão por meio de consórcio. Em um consórcio de caminhão, você se junta a um grupo de pessoas com o mesmo objetivo para comprar esse tipo de veículo.

Para participar, você deve escolher um plano que atende às suas necessidades e que esteja dentro do valor que você planeja. Depois, basta pagar as parcelas mensalmente, que são compostas pelo valor do bem mais uma taxa administrativa.

Ao pagar em dia, você concorre à carta de crédito antecipada por meio de sorteios mensais de contemplação. Outra forma de obter o veículo mesmo antes de terminar o pagamento das parcelas é por meio de lance — que funciona como um leilão de adiantamento das parcelas.

Caso não receba a contemplação antecipada, ao final do período do contrato, você ainda terá a sua carta de crédito.

Quais são as vantagens de um consórcio de caminhão?

Um consórcio de caminhão tem muitos benefícios. Esta é uma compra que você pode fazer da seguinte forma:

  • sem entrada e sem juros: com o consórcio de caminhão você faz uma compra sem precisar pagar entrada e não há juros. É fácil e barato;
  • sem burocracia para contratar: após realizar a simulação, basta escolher a opção que se encaixa nas suas necessidades e começar a pagar as parcelas;
  • parcelado e flexível: com um consórcio de caminhão você pode parcelar 100% do valor que precisa para a compra. Na Rodobens, por exemplo, você tem valores entre R$ 109 mil e R$ 725 mil, com prazos de 24 a 120 meses;
  • sorteios e lances: com seus pagamentos em dia você pode receber a carta de crédito sendo sorteado e, se quiser, tentar antecipar a contemplação dando um lance em uma assembleia.

Como conseguir carta de crédito em um consórcio de caminhão?

A carta de crédito em um consórcio de caminhão é obtida por um consorciado que tiver sido contemplado por sorteio ou por lance.

O valor da carta de crédito é determinado na contratação do plano de consórcio. Com ela, o participante pode comprar e retirar o caminhão sem juros e sem entrada mesmo antes de terminar de pagar as parcelas.

Vale lembrar que mesmo após a retirada do bem, é preciso continuar pagando as mensalidades.

Além de permitir uma compra sem juros e sem entrada, a carta de crédito é o resultado de uma compra com planejamento, na qual o consumidor paga parcelas acessíveis e flexíveis, uma vez que pode escolher a quantidade de parcelas.

Por fim, a carta de crédito também é uma forma de se antecipar a possível mudança de planos, já que permite comprar um caminhão ou até mesmo outro bem diferente do que foi planejado de início.

Como fazer um consórcio de caminhão?

Uma vez que você decidiu que vai comprar um ou mais caminhões por consórcio de veículos pesados, então é hora de saber quais passos seguir para acertar na decisão. Confira o que você deve considerar:

  • administradora: verifique se a empresa é autorizada pelo Banco Central do Brasil e analise também sua reputação diante dos consumidores em plataformas como Google Meu Negócio, Reclame Aqui e nas mídias sociais;
  • orçamento: confira se as opções de parcela disponíveis cabem no seu bolso e fique atento aos índices de reajuste para evitar atrasos;
  • contrato: observe todas as condições do consórcio nesse documento. Ele deve incluir informações sobre os prazos, os valores da carta de crédito e das parcelas, o índice de reajuste e as regras relacionadas às assembleias, além dos direitos e deveres dos participantes;
  • mudança de bem: alguns consórcios de caminhão permitem apenas que o contemplado retire a carta de crédito para obter esse tipo de veículo pesado, enquanto em outros o participante pode retirar qualquer produto no valor a carta de crédito.

Agora que você já sabe como funciona, realize seu planejamento com um consórcio de caminhão!

Postar um comentário

0 Comentários