De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), durante o verão, existe um aumento de 30% das doenças vas...
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), durante o verão, existe um aumento de 30% das doenças vasculares como, por exemplo, pés inchados, pernas cansadas e pesadas. Os problemas circulatórios são provocados por causa das altas temperaturas da estação.
“A desidratação e doenças associadas ao sobrepeso, como a hipertensão e o diabetes estão entre os principais responsáveis pelas complicações vasculares durante o verão. Com o calor, os vasos sanguíneos são dilatados, formando edemas, popularmente conhecido como inchaço”, explica o ortopedista e especialista em Clínica da Dor, Marcio Santana, criador do programa de longevidade Envelhecimento Saudável.
O autoexame é uma das maneiras de identificar os sintomas precocemente e iniciar um tratamento mais imediato, evitando problemas de saúde mais graves.
“Além do inchaço, pés frios ou gelados, unhas quebradiças e pele ressecada podem ser indícios de má circulação ou insuficiência arterial”, alerta o especialista.
A prática de atividade física diariamente está entre as recomendações para a prevenção dos problemas circulatórios durante o verão. O indicado é procurar um profissional de educação física para a realização de exercícios e atividades específicas.
Flávio Cirilo
Nenhum comentário