Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Plantas Alimentícias não convencionais, permacultura e produção de ovos no Rural Produtivo

Plantas Alimentícias não convencionais, permacultura e produção de ovos no Rural Produtivo

Neste sábado (3), o Rural Produtivo da TVE vai falar sobre o consumo das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), que vêm ganhando espaço em hortas urbanas e rurais. O programa vai mostrar a experiência com a permacultura, falar do aumento da produção de ovos no estado e ainda ensinar a receita da massa puba do aipim. A exibição é sábado, às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (5), às 6h30, e na quinta-feira (8), às 20h.


As Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), que não são amplamente comercializadas, mas possuem grande representatividade para algumas comunidades, será um dos destaques do programa, que apresentará seu alto valor nutricional e facilidade de cultivo, adequado à conservação da biodiversidade, assim como seu potencial gastronômico. No Território do Velho Chico, uma Escola Família Agrícola catalogou e está estudando mais de 30 PANC. Na maioria dos casos, envolve espécies desconhecidas da maior parte da população, entretanto costumam apresentar grande valor regional, a exemplo da taioba e da palma, na região da Caatinga.

A permacultura multiplica a criação e produção nas pequenas propriedades rurais, com canteiros redondos, composteiras e banheiros secos. Tudo é pensado para que cada elemento cumpra mais de uma função, com a integração das necessidades humanas à natureza. Em Riachão do Jacuípe, o produtor rural Eduardo Emídio, utiliza técnicas simples e eficientes de agrofloresta e agroecologia, com baixo custo, em seu pedaço de terra de 24 hectares, gerando renda e garantindo o baixo impacto ambiental.

Veja ainda, a reportagem sobre o aumento da produção de ovos, que bateu recorde na Bahia com 14,1 milhões de dúzias, representando um crescimento de 10,9%.  

Neste episódio, o aipim se transforma em massa puba pelas mãos da nutricionista Vera Mascarenhas. A receita é uma herança indígena, que pode ser utilizada para fazer bolo, mingau, tapioca de puba e até pratos salgados, sempre saudáveis.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Postar um comentário

0 Comentários