Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Palma, temperos do sertão e artesanato no Rural Produtivo

Palma, temperos do sertão e artesanato no Rural Produtivo

Neste sábado (26), o Rural Produtivo da TVE vai falar sobre o uso da palma na alimentação dos animais que produzem leite na Bahia. A planta contribui para o aumento da qualidade e a comercialização. O programa vai mostrar ainda a produção de temperos secos da caatinga, o artesanato e a receita de mil folhas a partir da mandioca. A exibição é às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (28), às 6h30, e na quinta-feira (1), às 20h.

A palma é tida como a principal alternativa de alimentação de rebanhos bovinos do semiárido. Além de servir como forragem, ela é resistente à seca e às altas temperaturas e contribui para o fornecimento de água aos animais. Os agricultores de Várzea Nova cultivam a planta para ser utilizada como alimento para a nutrição dos rebanhos e com isso garantir a sustentabilidade de algumas das principais bacias leiteiras do Nordeste.

Na cidade de Uauá, mulheres agricultoras produzem temperos oriundos do extrativismo na caatinga. Folhas como alecrim, alfavaca, manjericão, quebra-facão viram temperos agroecológicos com selo de qualidade. Já no sul da Bahia, na BR-367, o artesão Lírio de Menezes, 75 anos, descendente de indígenas pataxó, criou os filhos comercializando peças de cipó e fibra de tábua. Ele produz sofás, pufes, camas, lustres e cadeiras há 50 anos.

Neste episódio o aipim, também conhecido como mandioca, é o principal ingrediente da receita de “mil folhas”. Além da mandioca, ainda utiliza queijo parmesão, pimenta preta, manteiga e sal.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Postar um comentário

0 Comentários