Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Estudantes participam de aulão virtual de Biologia do projeto ENEM 100%

Estudantes participam de aulão virtual de Biologia do projeto ENEM 100%
Na página do YouTube Educação Bahia (www.youtube.com/user/educacaobahia1), estudantes da rede estadual de ensino que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) conferiram, nesta sexta-feira (24), um aulão virtual voltado à disciplina de Biologia, ministrado pelo professor Uelem Moura. A atividade visa auxiliar os estudantes da 3ª série do Ensino Médio na preparação para o ENEM 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. A iniciativa faz parte do projeto ENEM 100%, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). 

O professor Uelem Moura falou dos assuntos abordados no aulão. "Nessa aula, falamos sobre núcleos e ácidos nucleicos, que são assuntos muito cobrados nas questões das provas do ENEM. Dentro desta explicação, abordamos a replicação do DNA, de como e porque é bidirecional, e os cromossomos, entre outros", destacou. Uelem ressaltou ainda a importância da atividade. "É fundamental como fonte de aprendizagem, principalmente para os estudantes do 3º ano, devido as datas das provas já estarem definidas."    

Os aulões virtuais, que ficam disponíveis para assistir após a live, acontecem todas às terças e sextas, às 16h, até o dia 18 de setembro, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o exame. No Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), o estudante ainda tem à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas. 

*Trilhas do ENEM* - "A SEC também disponibilizou o que chamamos de 'Trilhas do ENEM' para ajudarmos os estudantes nesse planejamento e ninguém ficar navegando à toa nos livros didáticos e no ciberespaço. A ferramenta é uma sequência de temas e assuntos escolhidos por especialistas no exame, com os tópicos necessários para organizar a rotina e se dar bem nas provas. Se forem seguidas de forma diligente e com perseverança, com certeza, ajudarão a organizar a rotina, que deve incluir, também, bons hábitos: dois litros de água por dia; algumas paradas para alongar o corpo; elaboração de sínteses e mapas mentais; e, claro, momentos de distração, tudo em doses bem equilibradas", destacou a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito.
  
Também estão disponíveis no Portal da Educação conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Já a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), recebeu o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA). Os estudantes também podem se preparar através da TVE, que exibe às 13h e às 15h o programa "Estude em casa", em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, além do programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h.

Postar um comentário

0 Comentários