Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Conheça um pouco da história de Amargosa, importante município baiano


Conheça um pouco da história de Amargosa, importante município baiano
Foto: Criativa On Line

Amargosa é um localizado na Mesorregião do Centro-Sul Baiano, na Microrregião de Jequié, e território de identidade do Vale do Jiquiriçá. Tem uma população estimada pelo IBGE em 2019 de 37.241 pessoas.

Em 19 de junho de 1891, aconteceu o ato de criação que elevou a Vila de Nossa Senhora do Bom Conselho de Amargosa à categoria de cidade, passando a se chamar apenas Amargosa.

O nome desta cidade teve origem na caça das pombas de carne amarga que faziam parte da fauna local, onde havia uma tribo indígena cujo nome era “Baitinga” cujos índios atraídos pela caça na região, costumavam convidar seus companheiros usando a expressão “vamos às amargosas?”.

Jequitibá de Amargosa/ Foto: Site do IBGE

Amargosa é um município que destaca-se pela beleza, apelidada de Cidade Jardim, tendo as praças Lourival Monte, do Bosque e do Cristo, hoje Iraci Silva como destaque. Também é sede da Diocese que leva o mesmo nome da cidade que abrange paróquias de várias regiões da Bahia.

Tem como um de seus mais ilustres personagens inclusive Pedro Calmon, que foi muito importante para o desenvolvimento da cidade, nomeando também um colégio estadual.

A região onde fica o município tem umas das mais belas paisagens do interior da Bahia, que incluem rios, cachoeiras, matas e trilhas. Possui um dos quatro melhores índices de saúde da Bahia, a cidade melhora sua infraestrutura e vem crescendo economicamente.

A pecuária extensiva é a marca do médio e grande produtor. Atualmente, a maioria da população ativa em Amargosa está inserida no setor primário, produzindo na agricultura as culturas de subsistência tendo a mandioca como a mais importante, com ênfase para banana, milho, feijão, fumo e amendoim, que são o sustentáculo da pequena produção. No cacau, café e a cana encontram-se a alternativa da pequena e da média produção. Das várias formas de comercialização na região, a mais usual é a feira livre, destacando-se como centro de convergência da produção regional, onde se reúnem produtores, intermediários, caminhoneiros e outros agentes.

Na área comercial, a cidade é um importante polo da região Vale do Jiquiriçá, tendo estabelecimentos de diversos seguimentos, atrindo visitantes de toda região e estado. O município ganhou o primeiro Shopping Center Valle que aguarda sua inauguração.

Arquivo Criativa On Line

As principais vias de Acesso a Cidade são a BA 026 que liga o município as Cidades de Elísio Medrado, São Miguel das Matas, Varzedo, e Santo Antônio de Jesus, e BR 101. Outra rodovia estadual que dá acesso ao município é a BA 046 que liga Amargosa a cidade de Milagres é que também da acesso a BR-116. Ainda a BA 540 trecho Amargosa/Mutuípe.

Em se tratando de Turismo e cultura, o município tem uma das maiores festas de São João do Brasil, e acontece na tradicional Praça do Bosque. Evento que reúne turistas da Bahia, de outros estados e países.

Na mesma época tem a festa privada e bastante tradicional, o Forró do Piu-Piu, que acontece no Hotel Fazenda Colibri.

Serras, Cachoeiras, rios, Florestas, como Mata atlântica do Timbó. São muitos atrativos para quem a visita.

Este ano foi lançado o livro de fotografias atuais e história do município feito por Rui Rezende e outros parceiros, intitulado: “Amargosa Nossa Terra, Nossa Gente!”.

Texto: IBGE e Wikipedia/ Editado e adaptado pelo site Criativa On Line


Postar um comentário

0 Comentários