Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

A importância da logística para as empresas, com Kico Biancardy

A importância da logística para as empresas, com Kico Biancardy
O planejamento da Logística é uma estratégia importante para a gestão do negócio e um diferencial competitivo frente aos concorrentes. A Logística nasceu da guerra durante o século dezessete e tornou-se uma das atividades empresariais mais desafiadoras para o sucesso das empresas no mundo atual. É a ciência responsável por promover recursos e informações para todas as áreas da organização, podendo gerar valor a marca e impacta no resultado das operações.

A Logística causa uma parte significativa dos custos operacionais. Sendo bem planejada, pode promover a redução dos gastos, a agilidade nos serviços, o cumprimento de prazos de entregas e atendimentos, além de oferecer um nível de serviço desejado pelo cliente, pois, diminui o gargalo desde a compra do produto na empresa até a entrega ao consumidor.

O setor de compras é a chave para o controle da entrada de mercadorias. Estamos em um mercado incerto devido a Pandemia do Covid-19 e efetuar compras desnecessárias ou ter estoques sem previsão de demanda pode levar a maiores prejuízos. Os fornecedores estão em busca de vendas, o ideal é aproveitar o momento para boas negociações, pois o poder está na mão do comprador. Buscar melhores prazos de pagamentos nos pedidos viabiliza folga para o financeiro e permite o ajuste de compromissos mais urgentes.

Nos armazéns a redução do manuseio de produtos é crucial para evitar retrabalhos com embalagens e minimizar o tempo de execução das tarefas. O controle de estoque deve ser essencial para evitar falta de produtos ou acúmulo nas prateleiras. As lojas que trabalham com produtos perecíveis precisam ficar atentas aos prazos de validades, pois produtos vencidos são prejuízos irreversíveis.

O processo de informação é outro elemento importante na Logísticas. A comunicação deve ser ativa e de fácil entendimento para os envolvidos como manter cadastro de clientes e fornecedores atualizados, relatório e documentos em dias, sistemas operacionais integrados e todo canal de comunicação de fácil acesso aos colaboradores.

Os setores de separação e transporte de pedidos devem seguir o propósito do bom atendimento, caso ocorra problemas no ato da entrega, todo trabalho feito anteriormente pela empresa pode ser jogado fora. O papel da Logística é de planejamento, implementação e controle para que o produto chegue de forma segura ao seu destino final, para isso, é importante efetuar conferencias na separação, ter pessoas treinadas para as entregas e escolher meios de transportes adequados para cada tipo de mercadoria.

A Logística deve ser inserida no plano de sustentabilidade. Um dos objetivos da área é o que chamamos de Logística Reversa, que é o processo inverso ou o retorno do produto dos clientes ao seu local de origem. Os cuidados com embalagens recicláveis e o descarte de produtos em locais adequados precisam fazer parte da rotina dos empresários, promovendo a preservação do meio ambiente e melhorando sua imagem perante os consumidores.

Todos os processos citados, devem serem executados de forma integrada, mas justificando os custos operacionais para a geração de lucros. Não podemos melhorar ou reduzir um serviço sem antes verificar o impacto nos clientes e na contabilidade do negócio. A Logística é importante para as empresas por que gera ações que garantem rapidamente a passagem dos produtos por toda a cadeia até a chegada ao consumidor final de forma sustentável.

Por Kico Biancardy

Postar um comentário

0 Comentários