Governo do Estado lança cartilhas voltadas para alimentação saudável de agricultores familiares da Bahia - Mídia Notícias

Adsense

Últimas

Governo do Estado lança cartilhas voltadas para alimentação saudável de agricultores familiares da Bahia

Uma alimentação saudável é essencial para nossa saúde e disso ninguém duvida. Para levar mais informações, valorizando a cultura e retomando o consumo de alimentos locais e regionais da Bahia, o Governo do Estado lança uma série de cartilhas, com a temática Segurança Alimentar e Nutricional, voltada para agricultores familiares. 
São cinco cartilhas, que apresentam os nutrientes importantes para manutenção da saúde, que não podem faltar no dia a dia, diversas receitas elaboradas com alimentos da biodiversidade brasileira, além das principais Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), que podemos incluir em nossa alimentação, ressaltando seus benefícios à saúde e informações sobre as técnicas de cultivo e como usá-las. 
As publicações são resultado da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Bahia Produtiva, e a VP Centro de Nutrição Funcional, como parte da estratégia de desenvolvimento de ações de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada junto às famílias beneficiadas pelo Bahia Produtiva. 
 
As cartilhas estão disponíveis impressas, que serão entregues aos agricultores familiares e técnicos envolvidos na ação, e na versão digital, disponíveis nos sites www.car.ba.gov.br e www.sdr.ba.gov.br, onde podem ser baixadas por qualquer pessoa que tenha interesse em aprender mais sobre como se alimentar melhor. 
O coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, explica que entre os objetivos do projeto está a melhora da segurança alimentar e nutricional dos seus beneficiários: “A nossa expectativa é que essas cartilhas tenham um impacto significativo na mudança de comportamento das famílias atendidas, no que diz respeitos aos hábitos alimentares mais saudáveis”. 
Na cartilha Nutrição e Saúde, é possível se informar sobre quais alimentos possuem vitaminas, minerais e fitoquímicos importantes para melhorar a saúde e reduzir o risco de várias doenças. Nessa cartilha, a pessoa é orientada sobre o aproveitamento de todas as partes dos alimentos, como talos, cascas, folhas, sementes, algumas flores e raízes, que também são nutritivas, e mostra como elas podem ser acrescentadas em diversas receitas, deixando os pratos mais saborosos. 
Já nas cartilhas Comida e Saúde, são ensinadas receitas como biomassa de banana verde, carne de jaca e puba, bases para outras receitas, também disponíveis, como bobó de jaca verde, bolo de puba, além de receitas inusitadas como biscoito de palma e pão de jenipapo. 
Entre as publicações, têm ainda as cartilhas Plantas Alimentícias Não Convencionais & Saúde. Nelas, é possível se informar de como plantar, cuidar, colher e usar plantas como Taioba, Bertalha, Ora-pro-nóbis, Moringa, Língua de Vaca, Beldroega, entre outras. 
A nutricionista e diretora da VP-Centro de Nutrição Funcional, Valéria Paschoal, destaca que os nutrientes presentes nos alimentos fornecem ao corpo a matéria-prima para que ele consiga manter todas as suas funções equilibradas, disponibilizando energia e protegendo contra doenças: “Precisamos manter uma boa alimentação no dia a dia, usando as receitas certas para o bom funcionamento do corpo. É importante pensar na combinação dos alimentos, na forma como são preparadas as refeições e os alimentos que escolhemos consumir”. 
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR/SDR, fruto da parceria entre o Estado da Bahia e o Banco Mundial, por meio de acordo de empréstimo.
Link para download das cartilhashttps://bit.ly/2RJiKpo

Nenhum comentário