Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

UFRB transforma álcool 99,5% em álcool 70% para atender demanda de Amargosa

O Laboratório de Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Amargosa, está trabalhando na transformação de álcool 99,5% em álcool 70%, para atender as necessidades emergenciais da Secretaria de Saúde de Amargosa, na prevenção ao novo coronavírus CoVid-19. Já foram entregues 96 litros do produto à pasta.

O álcool 70% serve para a higienização das mãos das pessoas, eliminando o risco de contágio com o novo coronavírus. Por ter essa utilidade, o produto logo se esgotou em farmácias e comércios por todo o País.

Grupo de risco
O técnico em Química, Gerônimo Lopes Lima, que está à frente do processo no Centro de Formação de Professores (CFP), atendeu, ainda, ao pedido de pessoas do grupo de risco – diabéticos, asmáticos e/ou com pressão alta – e de pessoas com parentes acamados, que lhe procuraram para transformar álcool 99,5% em álcool 70%.

Doutor em Química, Gerônimo utiliza dois destiladores para purificação da água utilizada no processo de diluição do etanol 99,5%, em grandes concentrações, até se chegar ao 70%. Todas as etapas são monitoradas e passam por medidas de segurança e higiene de modo a haver padronização, regularidade e qualidade dos produtos disponibilizados aos solicitantes.

Segundo Gerônimo, cada caixa com doze unidades (litros) do álcool 99,5% se transforma em dezesseis unidades (litros) de álcool 70%, com o processo concluso.

Gerônimo está fazendo esse trabalho desde o último dia 19.




Fonte: UFRB

Postar um comentário

0 Comentários