"IGHB promove curso sobre a urbanização de Salvador - Mídia Notícias

Adsense

Últimas

"IGHB promove curso sobre a urbanização de Salvador

Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE
O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove de 23 a 27 de março de 2020, das 14h às 18h, o curso: “Salvador, evolução urbana, eventos históricos e condicionantes naturais”, que será ministrado pelo geólogo, historiador e mestre em Geologia Rubens Antonio, em homenagem aos 471 anos da primeira capital do país.
A proposta é mostrar a associação entre as formas do relevo, suas propriedades, condicionamentos, a urbanização e a História de Salvador. Ao participante será viabilizada a compreensão da geomorfologia de Salvador, da sua escarpa da falha, seus vales, altos, antigos rios, como foram condicionadas e se deram as modificações urbanas de Itapuã a Barra, e desta ao Bonfim.
“Neste passo, perceberemos que, apesar de existido muito espontaneísmo, o fortuito foi raro. Sem a percepção do espaço, no Tempo, de como sinalizou e condicionou a urbanização, ofereceu possibilidades, aceitou, usou ou derrubou limites, muitas vezes sequer conseguimos inteligir muitos eventos históricos”, explica Rubens. “É dessa forma que este curso aprimora instrumentos que facilitam o entendimento da atualidade urbanística soteropolitana”, complementa o instrutor.
As aulas terão carga horária de 20 horas e direito a certificação. A inscrição tem investimento de R$ 60,00 (sessenta reais) e deve ser feita no site www.ighb.org.br ou no https://www.eventbrite.com.br/e/curso-urbanizacao-de-salvador-tickets-94483650141
O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Programação do curso:

Dia 23 de março, das 14h às 18h
- A origem dos terrenos soteropolitanos – uma longa história
- A Geologia e a Geomorfologia de Salvador
- Os rios de Salvador
- As modificações urbanas de Itapuã a Amaralina
Dia 24 de março – das 14h às 18h
- As modificações urbanas do Rio Vermelho à Barra e à Vitória
- Primeiro povoamento
Dia 25 de março – das 14h às 18h
- A escarpa de falha geológica
- As modificações urbanas do Campo Grande à Castro Alves
- O ataque holandês de 1624
Dia 26 de março – das 14h às 18h
- As modificações urbanas da Castro Alves ao Carmo
- Fundação
Dia 27 de março – das 14h às 18h
- As modificações urbanas do Carmo à Liberdade, do Comércio à Calçada
- Enseada dos Tainheiros - Alagados
- O ataque holandês de 1638
- A Guerra de Independência
- A rebelião Malê
- A sabinada

Nenhum comentário