Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

I Feira Literária de Amargosa movimenta cena cultural do Recôncavo Baiano

Ascom
Com uma programação variada, composta de mesas redondas, lançamentos de livros, apresentações culturais, gastronomia e shows musicais, foi aberta, oficialmente, na noite de sexta-feira (6), a primeira edição da Feira Literária de Amargosa (FESLAM), que movimenta a cena cultural da região. Na cerimônia de abertura, que contou com a presença do secretário da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues; da secretária de Cultura, Arany Santana; do diretor geral da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo; e do coordenador de Políticas para a Juventude da SEC, Jocivaldo Bispo, foram realizadas  apresentações do Coral do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão e da Fanfarra do Colégio Estadual Santa Bernadete (FANESB). Promovido pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), o evento segue até domingo (8).

O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância da primeira edição da FESLAM. "Estamos criando e fortalecendo uma cultura neste Estado de festas literárias. Liderados pela secretária Arany Santana e pelo diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, conseguimos ampliar o número de festas, como a FLICA (Feira Literária de Cachoeira) e a FLIGÊ (Festa Literária de Mucugê), para mais de 40 feiras. Com a criação da FESLAM, a cidade e o território se tornam uma grande escola. Hoje, com o alinhamento entre os poderes públicos e as universidades, nos juntamos a isso, sabendo, com clareza, a importância da leitura para nossos estudantes. Queremos, também, com a consolidação da feira, aquecer o comércio e enfatizar a cultura local e suas particularidades. Parabéns à UFRB e à prefeitura pela organização do evento e dizer que estamos juntos neste trabalho pela educação e cultura de todos, sem distinção", destacou.


Como parte da programação estão a mesa redonda “Literaturas contemporâneas”, com os escritores Rita Queiroz, Mailson Furtado, Itamar Vieira Júnior, Edson Oliveira, Clarissa Macedo, Evelin Balbino e José Inácio Vieira de Melo; Tenda Artístico-Cultural Livre “Somos todos artistas do Palco da vida”, com o Grupo de Dança Bonecas Pretas e Patrícia Menezes; Contação de história, com Palmira Heine e Acely Araújo (Coletivo SER de Arte); e mesa redonda “Narrativas no tempo presente”, com os escritores Manoel Herzog e Hilton Leal.

Ascom

Postar um comentário

0 Comentários