Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Bahiater realiza curso sobre operação e manutenção de equipamentos agrícolas

Ascom SDR
Agricultores familiares da Comunidade Lagoa das Porteiras, do município de Jacaraci, Território de Identidade Sudoeste Baiano, participaram de um curso sobre operação e manutenção de tratores e máquinas agrícolas, importantes tecnologias que contribuem para o aumento da produção e da produtividade na agricultura familiar.
Na formação, ministrada por técnicos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no âmbito do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), Vitória da Conquista,  os agricultores familiares foram orientados sobre os impactos do manuseio adequado dos equipamentos no solo, no plantio, nos tratos culturais das lavouras, na economia de combustível, no aumento da eficiência e durabilidade do maquinário. Também foram alertados sobre os cuidados que se deve ter na operação dos equipamentos, garantido a segurança física dos trabalhadores.
Segundo João Pereira Gomes, engenheiro agrônomo da Bahiater, a prestação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é essencial para o êxito dos trabalhos destes agricultores: “A forma que o agricultor utiliza este equipamento poderá colocar o solo sobre o risco de erosão ou poderá trabalhar no sentido de proporcionar a conservação do solo e da água. A Assistência Técnica e Extensão Rural cumpre seu papel de orientá-los para trabalhar correto, evitando a erosão do solo e propiciando a infiltração da água na área trabalhada, para uma produção sustentável”.
Devanildo Oliveira Bonfim, agricultor familiar da Comunidade Lagoa das Porteiras, avalia que os benefícios da mecanização agrícola irão impactar no aumento da sua produção, voltada para o cultivo do feijão, milho, mandioca: “Eu já trabalho há anos com trator. Para agricultura familiar é muito importante porque aqui a gente perdia muita área de plantio, por não ter tempo suficiente pra fazer, mas com as máquinas, ganhamos tempo para fazer o plantio na hora que desejarmos”.
Isaías Brito Calixto, também agricultor familiar da Comunidade Lagoa das Porteiras, está ansioso para colocar em prática os aprendizados adquiridos durante o curso: “Nós moramos em uma comunidade rural que conseguiu ter uma máquina pela associação. Agora teremos mais conhecimento para operar melhor os equipamentos e avançar na agricultura”.

Ascom SDR

Postar um comentário

0 Comentários