Ticker

6/recent/ticker-posts

Banner

Seplan promove workshop sobre planejamento e governo

Foto: Ascom/Seplan
“Planejamento e Governo no Brasil Atual” foi o tema do Workshop realizado pela Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), através da Universidade Coorporativa do Servidor (UCS), nesta sexta-feira (06). O evento reuniu Assessores de Planejamento e Gestão (APG´s) e gestores das diversas secretarias e órgãos estaduais no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT) em torno da reflexão do processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) e do planejamento de políticas públicas.

O secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, destacou a importância da iniciativa. “Este é um tema extremamente relevante e o envolvimento dos técnicos do governo do estado vai no sentido de fortalecer ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido no que diz respeito aos instrumentos de planejamento, com foco na integração das ações das secretarias”, destacou Pinheiro.


O evento contou com a participação do técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), José Celso Cardoso Júnior, que tratou sobre monitoramento estratégico e avaliação de políticas públicas e do planejamento governamental, participação social e gestão pública. Segundo Cardoso, o desenvolvimento que o país precisa é para além do crescimento econômico. “A fórmula do crescimento econômico já não entrega mais o que prometia entregar a 50 anos”, disse.

Foi parte do workshop ainda a realização de um debate norteado por dois pontos centrais: “Quais as condições técnicas e políticas fundamentais para um planejamento governamental mais efetivo no Brasil?” e “Planejamento, políticas públicas e gestão: sinergias e conflitos”.

O Assessor de Planejamento e Gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Edson Valadares, destacou a importância da atividade no contexto em que o Estado recém concluiu a elaboração do seu PPA 2020-2023. “Essa é uma iniciativa importante na medida em que provoca reflexões essenciais para pensar um modelo de gestão que assegure os resultados que tanto nós desejamos. O grande objetivo do modelo de gestão é dizer como que nós vamos nos organizar e quais são os instrumentos de poder e de articulação que se fazem necessários para assegurar os resultados das metas, dos indicadores e dos compromissos que foram formulados no PPA”, avalia.

Postar um comentário

0 Comentários